Cientistas divulgam foto inédita de buraco negro localizado no centro da Via Láctea

O Sagitário A*, buraco negro supermassivo, está localizado a mais de 26 mil anos-luz da Terra.

Postado em: 12-05-2022 às 11h15
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Cientistas divulgam foto inédita de buraco negro localizado no centro da Via Láctea
O Sagitário A*, buraco negro supermassivo, está localizado a mais de 26 mil anos-luz da Terra. | Foto: Reprodução

Um grupo de cientistas divulgou nesta quinta-feira (12/05) a primeira foto de um buraco negro localizado no centro da Via Láctea. O Sagitário A* é um buraco negro supermassivo e está localizado a cerca de 26 mil anos-luz da Terra. O importante marco foi encabeçado pelo Event Horizon Telescope (EHT), uma rede que reúne 11 radiotelescópios espalhados pelo mundo.

“Ficamos surpresos ao ver como o tamanho do anel que observamos está tão de acordo com as previsões da Teoria da Relatividade Geral de Einstein”, disse o cientista do Projeto EHT, Geoffrey Bower.

“Estas observações sem precedentes aumentaram grandemente o nosso conhecimento do que acontece mesmo no centro da nossa Galáxia e nos dão novas pistas sobre como é que estes buracos negros gigantes interagem com o meio que os rodeia”, completou.

Continua após a publicidade

Os observatórios do grupo estão distribuídos em 8 locais diferentes da Terra e são operados em conjunto. Essa característica é fundamental para que o projeto funcione, pois seus radiotelescópios, que estão instalados em lugares desde o Havaí até a Antártica, quando operados de forma simultânea aumentam o campo de visão e conseguem imagens melhores.

Veja Também