Quinta-feira, 28 de março de 2024

“Guerra na Ucrânia pode durar anos”, alerta secretário da Otan

Jens Stoltenberg afirma que conflito terá altos custos, mas que preço será maior se Rússia vencer.

Postado em: 19-06-2022 às 15h36
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: “Guerra na Ucrânia pode durar anos”, alerta secretário da Otan
Jens Stoltenberg afirma que conflito terá altos custos, mas que preço será maior se Rússia vencer. | Foto: Reprodução

O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg, disse neste domingo (19/06) que a guerra na Ucrânia pode durar anos e terá altos custos. Em entrevista ao o jornal alemão Bild, ele alertou também que, em caso de uma vitória da Rússia, o preço a pagar seria ainda maior.

“Temos de estar preparados para o fato de que [a guerra] pode durar anos”, disse Stoltenberg. “Não devemos enfraquecer o nosso apoio à Ucrânia, mesmo que os custos sejam altos, não só em termos de apoio militar, mas também devido ao aumento dos preços da energia e dos alimentos”, acrescentou.

Stoltenberg disse, também, que esses custos não são nada em comparação com os que os ucranianos pagam todos os dias na linha da frente. Ele destacou ainda que, caso o presidente russo, Vladimir Putin, alcance seus objetivos na Ucrânia, como fez com a anexação da Crimeia em 2014, o preço a pagar “seria muito maior”.

Continua após a publicidade

O secretário também pediu que ocidente continue enviando armamento as forças da Ucrânia. “Com armas modernas adicionais, a probabilidade de a Ucrânia conseguir empurrar as tropas de Putin para fora de Donbass iria aumentariam”, sustentou.

No momento, Donbass é o alvo russo no conflito. Essa região do leste da Ucrânia tem sido palco de intensas batalhas e os russos já conquistaram o controle de parte dela.

Ataques Russos

Neste domingo, a Rússia intensificou os ataques na região do Donbass. Segundo militares ucranianos, a cidade de Sievierodonetsk enfrentou artilharia pesada e bombardeios. Especialistas estimam que Moscou deve tomar a cidade industrial nas próximas semanas, mas com o custo de ter concentrado a maior parte de suas tropas disponíveis em uma pequena área.

Sievierodonetsk é considerado o último reduto das forças ucranianas em Lugansk e o cenário mais ativo de combates nas últimas semanas.  As forças ucranianas se isolaram em uma fábrica química numa manobra semelhante à realizada em Mariupol, onde o exército ucraniano se refugiou na siderurgia Azovstal, que acabou por cair, como toda a cidade.

Veja Também