Quinta-feira, 28 de março de 2024

Fortes chuvas deixam ao menos 42 mortos em Bangladesh

Milhares perderam suas casas e veículos.

Postado em: 20-06-2022 às 07h48
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Fortes chuvas deixam ao menos 42 mortos em Bangladesh
Milhares perderam suas casas e veículos. | Foto: Reprodução

Fortes chuvas deixaram ao menos 42 mortos por raios ou deslizamentos no último fim de semana em Bangladesh. Milhões de pessoas ficaram isoladas ou desabrigadas nas partes baixas do nordeste do país. Elas foram atingidas pelas piores chuvas de monção da história recente.

No estado indiano vizinho de Assam, pelo menos 17 pessoas morreram durante as chuvas que começaram este mês, disseram as autoridades policiais.

Muitos dos rios de Bangladesh subiram a níveis perigosos e o escoamento das fortes chuvas que atingiram as montanhas indianas agravou a situação, disse Arifuzzaman Bhuiyan, chefe do Centro de Previsão e Aviso de Inundações.

Continua após a publicidade

Milhares de policiais e soldados do Exército foram destacados para regiões do país para ajudar nos esforços de busca e resgate.

Isolamento

Cerca de 105 mil pessoas foram resgatadas até agora, mas os oficiais da polícia estimaram que mais de quatro milhões ainda estão isoladas.

Autoridades regionais disseram que 3,1 milhões de pessoas estão desalojadas, das quais duzentas mil permanecem em abrigos improvisados administrados pelo governo em terrenos elevados.

Bangladesh e Índia têm experimentado um clima extremo crescente nos últimos anos, causando danos em larga escala.

Ambientalistas alertam que as mudanças climáticas podem levar a mais desastres, especialmente em Bangladesh, um país de baixa altitude e densamente povoado.

Veja Também