Colômbia elege presidente de esquerda, Gustavo Petro

A Colômbia elegeu, no domingo (19), o presidente Gustavo Petro, representante da esquerda do país. O pleito teve a maior participação desde

Postado em: 20-06-2022 às 08h42
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Colômbia elege presidente de esquerda, Gustavo Petro
Pleito teve a maior participação desde 1998 (Foto: Pixabay)

A Colômbia elegeu, no domingo (19), o presidente Gustavo Petro, representante da esquerda do país. O pleito teve a maior participação desde 1998, com 22.658.694 colombianos indo às urnas para votar no segundo turno, segundo dados do Registro Nacional do Estado Civil.

Trata-se da menor abstenção em 24 anos. Em porcentagem, 58,09% dos eleitores do país estiveram nas urnas – em 2018, foram 47%. Na Colômbia, o voto não é obrigatório.

Vale citar, Gustavo Petro derrotou o representante da direita, Rodolfo Hernández, conhecido como “Trump colombiano”. Foram 50,44% contra 47,31%.

Continua após a publicidade

Entre as defesas do vencedor, estão: criar um Ministério da Igualdade para políticas públicas para minorias; preservar a Amazônia e estimular a produção e consumo responsáveis; retomar relações diplomáticas com a Venezuela; revogar a reforma tributária aprovada na gestão anterior, taxar grandes fortunas, além de facilitar acesso dos mais pobres a financiamentos; e mais.

Veja Também