Quinta-feira, 28 de março de 2024

Rússia conquista região de Sievierodonetsk após semanas de ataques

A Rússia agora espera pressionar e conquistar mais terreno na margem oposta do rio Siverskyi Donets.

Postado em: 25-06-2022 às 17h03
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Rússia conquista região de Sievierodonetsk após semanas de ataques
A Rússia agora espera pressionar e conquistar mais terreno na margem oposta do rio Siverskyi Donets | Foto: Anna Kudriavtseva

As forças russas ocuparam totalmente Sievierodonetsk neste sábado (25), disse o prefeito da cidade do leste da Ucrânia. A ocupação ocorre após semanas de ofensivas contra a região, considera estratégica pelos russos.

O anúncio da tomada também foi feito pelos separatistas pró-Rússia pouco antes da tomada da fábrica de produtos químicos Azot e da “retirada” de 800 civis que se refugiaram lá.

Segundo o governador da região de Luhansk, da qual Severodonetsk faz parte, “90% da cidade está danificada e 80% das casas terão que ser demolidas”.

Continua após a publicidade

As Forças Armadas da Ucrânia classificaram o recuo da cidade como uma “retirada tática” para assim lutar a partir de um terreno mais alto em Lysychansk, na margem oposta do rio Siverskyi Donets.

A região, que já abrigou mais de 100 mil pessoas e hoje é praticamente um deserto, foi a maior vitória da Rússia desde a captura do porto de Mariupol no mês passado. A Rússia agora espera pressionar e conquistar mais terreno na margem oposta do rio.

“A cidade está agora sob ocupação total da Rússia. Eles estão tentando estabelecer sua própria ordem e, até onde eu sei, eles nomearam algum tipo de comandante”, disse o prefeito Oleksandr Stryuk em rede nacional.

Veja Também