Ataque a Odessa, no sul da Ucrânia, deixa 20 mortos

Projeteis atingiram um prédio na cidade de Bilhorod-Dnistrovskyi no início da madrugada de sexta.

Postado em: 01-07-2022 às 10h40
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Ataque a Odessa, no sul da Ucrânia, deixa 20 mortos
Projeteis atingiram um prédio na cidade de Bilhorod-Dnistrovskyi no início da madrugada de sexta. | Foto: Reprodução

Um ataque a mísseis a um prédio de nove andares e um resort perto do porto de Odessa, na Ucrânia, deixou ao menos 20 mortos e ferindo dezenas de pessoas, informaram autoridades ucranianas.

Projeteis atingiram um prédio na cidade de Bilhorod-Dnistrovskyi no início da madrugada de sexta, matando 16 pessoas, segundo comunicado do Ministério de Emergências da Ucrânia. O ataque também feriu 30 pessoas e causou um incêndio em uma loja anexa. Outro ataque deixou mais quatro mortos – incluindo uma criança – em um centro de recreação.

O Kremlin negou atacar civis: “Gostaria de lembrá-los das palavras do presidente de que as Forças Armadas russas não trabalham com alvos civis”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, a repórteres.

Continua após a publicidade

Milhares de civis foram mortos desde que a Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro, o que a Ucrânia diz ser uma guerra de agressão não provocada. A Rússia chama a invasão de “operação especial” para erradicar nacionalistas perigosos.

Um dia antes, a Rússia retirou suas tropas da Ilha da Serpente, ponto estrategicamente importante que conquistou no primeiro dia da guerra e usou para controlar o noroeste do Mar Negro, onde bloqueou Odessa e outros portos.

Em seu discurso noturno em vídeo, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, saudou o que descreveu como vitória estratégica.

“Ainda não garante a segurança. Ainda não garante que o inimigo não voltará”, disse ele. “Mas isso limita significativamente as ações dos ocupantes. Passo a passo, vamos empurrá-los de volta do nosso mar, da nossa terra e do nosso céu.”

No Leste da Ucrânia, onde a Rússia está realizando sua principal ofensiva terrestre, as forças ucranianas estavam resistindo na cidade de Lysychansk, embora autoridades tenham dito estar sob feroz ataque de artilharia.

Em Kiev, parlamentares ucranianos aplaudiram de pé quando a bandeira da União Europeia foi carregada pela câmara para ficar ao lado da própria bandeira da Ucrânia, um símbolo do status formal de candidatura da Ucrânia à UE,ana passada.

O ataque a Odessa, usando mísseis de longo alcance, ocorre depois que a Rússia intensificou os ataques pela Ucrânia, longe das linhas de frente, incluindo um na segunda-feira que matou pelo menos 19 pessoas em um shopping.

Moscou diz que está atacando alvos militares. Kiev chama os ataques de crimes de guerra. Um general ucraniano afirmou nessa quinta-feira que a Rússia pode estar tentando atingir alvos militares, mas está matando civis ao disparar mísseis obsoletos e imprecisos em áreas populosas.

Veja Também