Quinta-feira, 28 de março de 2024

Maior fábrica de chocolate do mundo interrompe produção após casos de Salmonella

Uma fábrica de chocolate da Bélgica, fechou temporariamente suas portas depois de descobrir Salmonella em um lote de produção

Postado em: 02-07-2022 às 14h43
Por: Alexandre Paes
Imagem Ilustrando a Notícia: Maior fábrica de chocolate do mundo interrompe produção após casos de Salmonella
Uma fábrica de chocolate da Bélgica, fechou temporariamente suas portas depois de descobrir Salmonella em um lote de produção | Foto: Ilustração

Uma fábrica de chocolate da Bélgica, fechou temporariamente suas portas depois de descobrir Salmonella em um lote de produção. A produtora suíça de chocolate Barry Callebaut interrompeu a produção em sua fábrica no começo da semana, informou a empresa em comunicado na última quinta-feira (30).

A fábrica de Wieze é a maior fábrica de chocolate do mundo, de acordo com o site de turismo do governo Visit Flanders. “Para a Barry Callebaut, a segurança alimentar é primordial. Nossos robustos programas de segurança alimentar em vigor nos permitiram identificar rapidamente a lecitina como a fonte da contaminação”, disse a empresa no comunicado, acrescentando que as autoridades alimentares belgas (FAVV) foram informadas do incidente.

A lecitina é uma substância gordurosa usada para unir outros ingredientes do chocolate. A empresa disse que tomou medidas de precaução, incluindo o recall de todos os produtos fabricados desde o momento dos testes. A produção em Wieze permanecerá suspensa até novo aviso.

Continua após a publicidade

“Atualmente, estamos entrando em contato com todos os clientes que podem ter recebido produtos impactados”, disse o comunicado.

Em um comunicado nesta sexta-feira (1º/7), Barry Callebaut disse que nenhum chocolate contaminado “entrou na cadeia alimentar do varejo”. A empresa, que faturou quase US$ 8 bilhões em vendas no ano fiscal de 2020-21, produz chocolate para outros fabricantes de chocolate, incluindo pequenos chocolatiers e grandes marcas.

Veja Também