Enchente na Índia deixa pelo menos 16 mortos

Chuvas repentinas causaram inundações durante peregrinação religiosa.

Postado em: 09-07-2022 às 15h51
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Enchente na Índia deixa pelo menos 16 mortos
Chuvas repentinas causaram inundações durante peregrinação religiosa. | Foto: Reprodução

Uma enchente durante uma peregrinação hindu anual ao santuário da caverna de Amarnath, na Índia, deixou ao menos 16 mortos. A informação foi confirmada por uma autoridade do governo indiano neste sábado (9/7).

Mais de 24 pessoas foram dadas como desaparecidas após a enchente. Operações de resgate estão em andamento.

“Helicópteros civis e militares estão conduzindo incansáveis missões para resgatar os feridos e os mortos”, disse um porta-voz do ministério da Defesa da Índia em Srinagar.

Continua após a publicidade

As autoridades suspenderam a peregrinação até segunda ordem.

Durante a peregrinação anual, dezenas de milhares de hindus cruzam geleiras e trilhas alagadas para chegar à caverna, que contém uma estalagmite de gelo que é considerada como a manifestação física do deus Shiva.

A caverna é coberta por neve durante a maior parte do ano, mas as autoridades permitem que peregrinos a visitem por 45 dias durante o verão, quando as temperaturas altas abrem as passagens.

A peregrinação deste ano está sendo realizada após um intervalo de dois anos por causa da Covid-19. As autoridades estavam esperando um recorde de 800 mil peregrinos hindus no santuário, após mais de 60 mil nos primeiros dez dias.

Veja Também