Quinta-feira, 28 de março de 2024

Varíola dos macacos: Japão emite alerta de nível 1 para surto global

No sábado (23), a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o surto de varíola dos macacos como “emergência de saúde pública de preocupação internacional”.

Postado em: 25-07-2022 às 11h15
Por: Alexandre Paes
Imagem Ilustrando a Notícia: Varíola dos macacos: Japão emite alerta de nível 1 para surto global
Na última sexta-feira (22), subiu para 12 o número de casos confirmados de varíola dos macacos em Goiás | Foto: Reprodução

O Japão emitiu nesta segunda-feira (25), em Tóquio, alerta de nível 1 contra a varíola dos macacos, em meio a um surto global do vírus. O alerta de nível 1 é o mais baixo da escala japonesa que vai de um a quatro. No sábado (23), a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o surto de varíola dos macacos como “emergência de saúde pública de preocupação internacional”.

Autoridades governamentais pediu para que os cidadãos japoneses ao redor do mundo tomem medidas meticulosas de precaução para não contrair a doença e evitar um surto global. Afirmam, ainda, que pessoas que planejam viajar para o exterior ou permanecer fora do Japão devem estar especialmente atentas.

Ao todo, já são mais de 16,5 mil casos de varíola dos macacos confirmados em mais de 70 países. Na última sexta-feira (22), os Estados Unidos relataram que duas crianças foram diagnosticadas com a doença no país. 

Continua após a publicidade

Na última sexta-feira (22), subiu para 12 o número de casos confirmados de varíola dos macacos em Goiás. Em Goiânia, são nove casos; dois em Aparecida de Goiânia e um em Inhumas. Outras 16 notificações estão sendo investigadas.

De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), os casos não estão relacionados e, apesar de a infecção ser sexualmente transmissível, os diagnósticos comprovam que ela tem a capacidade de infectar qualquer pessoa que tenha o mínimo de contato com o indivíduo doente.,

Veja Também