‘Se brincar com fogo vai se queimar’, diz Xi Jinping a Joe Biden sobre Taiwan

Xi garantiu que suas ações serão consistentes a suas palavras.

Postado em: 28-07-2022 às 14h23
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: ‘Se brincar com fogo vai se queimar’, diz Xi Jinping a Joe Biden sobre Taiwan
Xi garantiu que suas ações serão consistentes a suas palavras. | Foto: Reprodução

O líder da China, Xi Jinping, disse ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que os americanos devem respeitar o princípio de “uma China” em relação a Taiwan. Xi garantiu que suas ações serão consistentes a suas palavras.

“Aqueles que brincam com fogo só vão se queimar, espero que o lado dos EUA possa ver isso claramente”, afirmou o líder chinês. Xi e Biden tiveram uma conversa telefônica de mais de duas horas nesta quinta-feira (28/7). Taiwan foi um dos pilares da discussão.

A Casa Branca informou que a ligação começou às 8h33 (9h33 no horário de Brasília) e terminou às 10h50. Autoridades americanas disseram que a conversa teria uma agenda ampla, incluindo a discussão da invasão da Ucrânia pela Rússia, que a China ainda não condenou.

Continua após a publicidade

Já autoridades chinesas afirmam que o tema Taiwan acabou por surgir na conversa. A China se opõe à independência de Taiwan e à interferência de outros países na questão.

As autoridades dos EUA observam a conversa como outra chance de administrar a competição entre as duas maiores economias do mundo, já que os laços estão ofuscados pelas tensões sobre Taiwan, que Xi prometeu reunir com o continente, pela força, se necessário.

Veja Também