EUA se comprometem a apoiar desnuclearização da Coreia do Norte

Presidente da Câmara Nancy Pelosi encontrou autoridades coreanas.

Postado em: 04-08-2022 às 14h58
Por: Luan Monteiro
Presidente da Câmara Nancy Pelosi encontrou autoridades coreanas. | Foto: Reprodução

A presidente do Congresso dos Estados Unidos, Nancy Pelosi (Democrata) e o presidente da Assembleia Nacional da Coreia do Sul, Kim Jin-pyo, afirmaram que irão apoiar uma campanha de desnuclearização da Coreia do Norte.

“Ambos os lados expressaram preocupação com a terrível situação da crescente ameaça da Coreia do Norte”, disseram Pelosi e Kim Jin-pyo, em comunicado conjunto após reunião em Seul.

“Concordamos em apoiar os esforços dos dois governos para alcançar a desnuclearização prática e a paz por meio da cooperação internacional e do diálogo diplomático, com base na dissuasão forte e estendida contra a Coreia do Norte.”

Continua após a publicidade

Pelosi disse, em entrevista coletiva, que ela e Jin-pyo discutiram maneiras de aumentar a cooperação em segurança regional e questões econômicas e climáticas.

A parlamentar norte-americana chegou à Coreia do Sul na noite da última quarta-feira (3), após uma breve parada em Taiwan, o que causou tensão com a China.

O presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol, não se encontrou com Pelosi devido às férias programadas para esta semana, mas manteve um telefonema de 40 minutos com ela, em que prometeu estreita cooperação com o Congresso dos EUA, disse o vice-conselheiro de Segurança Nacional, Kim Tae-hyo.

A mídia sul-coreana especula que Yoon poderia ter se esquivado do encontro com Pelosi pessoalmente para evitar antagonizar a China, depois que a visita da deputada a Taiwan indignou Pequim, que reivindica a ilha autônoma como seu território.

*Com informações da Reuters.

Veja Também