China anuncia envio de tropas para a Rússia

Pequim afirma que militares participarão de exercício conjunto em território russo.

Postado em: 17-08-2022 às 14h29
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: China anuncia envio de tropas para a Rússia
Pequim afirma que militares participarão de exercício conjunto em território russo. | Foto: Reprodução

A China anunciou nessa quarta-feira (17/8) que irá enviar tropas à Rússia para um exercício militar conjunto no país. O envio ocorre em meio a tensões entre a China e o Estados Unidos e a guerra entre Rússia e Estados Unidos.

De acordo com o Ministério da Defesa chinês, tropas da Índia, Belarus e do Tajiquistão também participarão dos exercícios, que ocorrerão em território russo.

Em comunicado, o ministério informou que a participação da China nos exercícios conjuntos “não tem relação com a atual situação internacional e regional”. Desde 24 de fevereiro deste ano, a Rússia mantém uma ofensiva ao território ucraniano sem que haja qualquer retaliação de Pequim, apesar das represálias dos países do Ocidente.

Continua após a publicidade

A China tem realizado exercícios militares em torno de Taiwan, em meio ao aumento de tensão com os Estados Unidos por conta da visita da presidente da Congresso dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, à ilha, que Pequim considera parte de seu território.

“O objetivo é aprofundar a cooperação prática e amigável com os exércitos dos países participantes, aumentar o nível de colaboração estratégica entre as partes e fortalecer a capacidade de responder a várias ameaças à segurança”, diz o comunicado emitido pela China.

Ainda não há confirmação sobre a data para o início dos testes, porém, no mês passado, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou um plano de realizar manobras militares com países parceiros entre 30 de agosto e 5 de setembro.

Veja Também