Varíola dos macacos: nariz de homem apodrece antes de diagnóstico

Confira estado do nariz na matéria.

Postado em: 18-08-2022 às 17h40
Por: Lorenzo Barreto
Imagem Ilustrando a Notícia: Varíola dos macacos: nariz de homem apodrece antes de diagnóstico
parte do nariz do paciente apodreceu em razão do sistema imunológico dele estar abalado por infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) anteriores. | Foto/Reprodução

Um caso assustador relacionado ao atual surto de varíola dos macacos foi reportado em um homem de 40 anos, na Alemanha. De acordo com a revista médica Infection, parte do nariz do paciente apodreceu em razão do sistema imunológico dele estar abalado por infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) anteriores.

O homem procurou um clínico geral apresentando uma ferida vermelha na ponta do nariz. O médico, entretanto, considerou que era apenas uma queimadura de sol e o mandou voltar para casa. Três dias depois, a pele na região começou a ficar inchada, escura e dolorosa. No mesmo período, apareceram feridas com pus branco no corpo do paciente, que provocaram dores intensas no pênis e na boca dele.

O alemão foi submetido a exames e recebeu um diagnóstico de varíola de macacos. Lá, foi submetido a outros exames e descobriu que tinha sífilis e era portador do vírus HIV. De acordo com o relato do paciente, ele nunca havia realizado testes para ISTs antes. O relato clínico não traz informações sobre o estado atual do paciente. A equipe que atendeu o paciente destaca que casos assim podem se tornar mais frequentes à medida que o vírus monkeypox se espalha.

Continua após a publicidade

Siga o jornal em todas as redes sociais

Veja Também