Quinta-feira, 28 de março de 2024

Artemis I: Nasa adia lançamento de foguete da missão de retorno à Lua, entenda a causa

A missão tem o objetivo de levar um voo tripulado ao satélite natural da terra nos próximos anos, e ainda, levar a primeira mulher ao solo lunar

Postado em: 29-08-2022 às 10h11
Por: Rodrigo Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: Artemis I: Nasa adia lançamento de foguete da missão de retorno à Lua, entenda a causa
A missão tem o objetivo de levar um voo tripulado ao satélite natural da terra nos próximos anos, e ainda, levar a primeira mulher ao solo lunar | Foto: EVA MARIE UZCATEGUI/AFP/Getty Images

A Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) adiou, nesta segunda-feira (29/8), o lançamento do foguete que faz parte da Missão Artemis I, que tem o intuito de retomar as explorações à Lua. O lançamento estava programado para a manhã desta segunda-feira, às 9h33 no horário de Brasília.

A contagem regressiva foi paralisada durante 30 minutos para a avaliação dos problemas técnicos em um dos motores do foguete. No Twitter, a Nasa havia informado mais cedo que os engenheiros estavam observando um problema com o hidrogênio líquido no motor de número 3 do megafoguete SLS.

A expectativa é que lançamento ocorra agora na próxima sexta-feira (2).

Continua após a publicidade

Missão Artemis I

A viagem não tripulada marca uma série de testes na órbita da Lua, tanto em relação aos equipamentos quanto à cápsula Orion, que deve levar até quatro astronautas na segunda etapa da missão, prevista para ocorrer até 2026.

Esta é a primeira ação do programa Artemis, que tem o objetivo de levar um voo tripulado ao satélite natural da terra nos próximos anos, e ainda, levar a primeira mulher ao solo lunar.

Além disso, a missão ambiciona ampliar a atuação no sistema solar: construir uma base lunar permanente, sustentável e fazer com que a lua seja um ponto de apoio para projetos no planeta vizinho, Marte.

Conquista do espaço

Era testada, nesta missão, uma peça fundamental na missão, o Módulo de Serviço Europeu, responsável, por exemplo, pelos sistemas de abastecimento de água, energia, propulsão, controle da temperatura dentro da cápsula e fruto da parceria com a Agência Espacial Europeia (ESA).

Segundo a ESA, a missão, que será comandada aqui da terra, pode durar entre 20 e 40 dias e terminará de volta à terra com um mergulho no Oceano Pacífico, na costa da Califórnia, nos Estados Unidos.

O voo de volta à Lua, organizado pela Nasa em parceria com 21 países, inclusive o Brasil, representa o retorno ao satélite 50 anos após a última viagem tripulada, em 1972, com a missão Apollo.

Data remarcada

Além de problemas técnicos, técnicos e engenheiros da missão ainda se preocupavam com as condições climáticas, já que foram registrados relâmpagos neste fim de semana e há probabilidade de chuvas esparsas. No entanto, segundo comunicado da Nasa, as condições climáticas favoráveis para o lançamento do foguete Space Lauch System (SLS) e da cápsula Orion nesta segunda-feira são de 80%.

As equipes de meteorologia da agência destacam, entretanto, que essa probabilidade máxima de tempo favorável (80%) refere-se às primeiras duas horas da janela de lançamento, que começa às 8h33 (9h33, horário de Brasília).

De acordo com as agências espaciais, como o lançamento desta segunda-feira foi suspenso, mais duas datas são possíveis: 2 e 5 de setembro.

A contagem regressiva pode ser acompanhada nos canais da Nasa, no Youtube, e também na página da agência na internet.

Leia também: Nasa divulga imagem de galáxia em caos após colisão

Veja Também