Nasa marca terceira tentativa de lançar foguete à Lua

Se a agência não obtiver a anulação, o foguete terá de regressar ao hangar, o que atrasará o calendário de lançamento durante várias semanas.

Postado em: 13-09-2022 às 08h14
Por: Rodrigo Melo
Se a agência não obtiver a anulação, o foguete terá de regressar ao hangar, o que atrasará o calendário de lançamento durante várias semana | Foto: Reprodução

A Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) anunciou, nessa segunda-feira (12/9), que vai tentar lançar, pela terceira vez, o novo foguete com destino à Lua. O dia está marcado para o dia 27 de setembro.

A janela de lançamento vai abrir às 11h37 (hora local), durante 70 minutos, com o fim da missão programado para 5 de novembro. Uma segunda janela está agendada para 2 de outubro, informou a Nasa.

Na semana passada, a agência disse que esperava lançar o foguete da Missão Artêmis I em 23 ou 27 de setembro.

Continua após a publicidade

Novos testes

O lançamento do foguete Space Launch System (SLS) em 27 de setembro depende de uma anulação especial que a Nasa terá de obter para evitar testar novamente as baterias de um sistema de destruição de emergência do foguete, caso se afaste da trajetória em direção a uma área povoada.

Se a agência não obtiver a anulação, o foguete terá de regressar ao hangar, o que atrasará o calendário de lançamento durante várias semanas.

Desde 17 de agosto, o equipamento está na plataforma de lançamento. No entanto, o seu lançamento vem sendo adiado por problemas na mecânica no foguete.

Veja Também