Nova primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss renuncia após 45 dias de governo

Truss, que substituiu Boris Johnson no comando do país, é a terceira líder consecutiva a deixar o poder antes da hora no Reino Unido

Postado em: 20-10-2022 às 10h22
Por: Mariana Fernandes
Imagem Ilustrando a Notícia: Nova primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss renuncia após 45 dias de governo
Liz Truss, que substituiu Boris Johnson no comando do país, é a terceira líder consecutiva a deixar o poder antes da hora no Reino Unido | Foto: Reprodução

Há apenas um mês e meio no governo, a primeira-ministra britânica, Liz Truss, renunciou nesta quinta-feira (20). Ela é a terceira líder do Reino Unido consecutiva a renunciar antes da hora, e a que menos tempo ficou no cargo na história do país.

Truss, que substituiu Boris Johnson no comando do país, já vinha sofrendo uma forte pressão para renunciar por conta de um polêmico plano econômico que gerou revolta no mercado e dentro de seu próprio partido.

O plano previa um corte amplo e severo de impostos no país, junto a um empréstimo bilionário para cobrir o rombo nas contas públicas. A proposta foi mal vista dentro do governo, especialmente por estar em um momento onde a inflação do Reino Unido ultrapassou os 10% – a maior nos últimos 40 anos. 

Continua após a publicidade

Antes da renúncia, ao longo da semana, parlamentares do próprio partido de Truss pediram a saída da atual líder.

Em pronunciamento na porta de Downing Street, a sede do governo do Reino Unido, em Londres, Liz Truss , acompanhada de seu marido, disse que já informou sua renúncia ao rei Charles III . E que permanecerá no cargo até que o Partido Conservador escolha outro líder.

“Nós estabelecemos uma visão para imposto baixo e que nos permitiria disfrutar a liberdade do Brexit. Eu reconheço que não consigo entregar o mandato para o qual eu fui eleita”, declarou.

Veja também: Porto Rico privatiza energia elétrica e ainda sofre com apagões

Veja Também