Xi Jiping é reeleito líder da China pelos próximos cinco anos

O anúncio ocorreu neste domingo (23/10), pelo próprio presidente, no fim do 20° Congresso do partido

Postado em: 23-10-2022 às 10h43
Por: Victória Vieira
Imagem Ilustrando a Notícia: Xi Jiping é reeleito líder da China pelos próximos cinco anos
De acordo com a Agência de notícias Reuters, a reeleição de Jiping já era esperada | Foto: Reprodução/Reuters/Carlos Garcia Rawlins

O presidente da China Xi Jiping foi reeleito secretário-geral do Partido Comunista Chinês, consolidando mais cinco anos de poder de liderança no país. O anúncio ocorreu neste domingo (23/10), pelo próprio presidente, no fim do 20° Congresso do partido. Este será o seu terceiro mandato seguido de Xi.

De acordo com a Agência de notícias Reuters, a reeleição de Jiping já era esperada. Além disso, ele também foi reeleito como líder do exército, prestes a iniciar um terceiro mandato histórico igualando ao líder chinês mais poderoso desde Mao Tsé-Tung.

Antes de anunciarem as mudanças para os próximos cinco anos, foram retirados do comitê o ex primeiro-ministro Li Keqiang, além de outros três membros: Li Zhanshu, Wang Yang e Han Zheng. O governo chinês alega que houve a necessidade dos líderes saírem, pois eles atingiram o limite de idade, que atualmente é de 68 anos.

Continua após a publicidade

Além do atual presidente chinês, Li Qiang, Zhao Leji, Wang Huning, Cai Qi, Ding Xuexiang and Li Xi também foram eleitos para o comitê, fortalecendo assim, a liderança de Xi Jinping.

Em relação a Constituição partidária, todas as alterações feitas durante o congresso deverão permanecer válidas indefinidamente. Até o momento, Xi havia apresentado as seguintes decisões: regras que definem o líder do partido como autoridade central do país e suas ideias como norteadoras do desenvolvimento da China, reconhecimento do partido como a força de liderança política suprema, oposição aos separatistas que buscam a independência de Taiwan e exigência de lealdade política nas forças armadas.

Ao final do evento político, o ex-presidente da China, Hu Jintao, foi convidado a deixar o palco devido a problemas de saúde.

Veja Também