Reino Unido estuda entrada no Fundo Amazônia junto a Noruega e Alemanha

Integrantes do governo britânico se reuniram com equipe de transição durante a COP 27, no Egito, para debater fundo

Postado em: 22-11-2022 às 08h13
Por: Mariana Fernandes
Imagem Ilustrando a Notícia: Reino Unido estuda entrada no Fundo Amazônia junto a Noruega e Alemanha
Integrantes do governo britânico se reuniram com equipe de transição durante a COP 27, no Egito, para debater fundo | Foto: Divulgação

O Reino Unido está avaliando se irá integrar o Fundo Amazônia, programa do governo brasileiro que financia ações de redução de emissões de gases na Floresta Amazônica e é bancado principalmente por países como a Alemanha e a Noruega. 

A embaixada do Reino Unido no Brasil informou que a solicitação ocorreu por base de análise formal do pedido do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e do governador do Pará, Helder Barbalho (MDB-PA). “Hoje o Fundo Amazônia, que foi atacado e suspenso pelo governo atual, tem como colaboradores a Noruega e Alemanha. A entrada do Reino Unido significa mais recursos para o desenvolvimento da nossa região”, afirmou o senador,  Randolfe Rodrigues.

Durante a Conferência do Clima da ONU (COP27), no Egito, houve uma reunião do Consórcio da Amazônia com os ministros britânicos do Clima, Graham Stuart, e do Meio Ambiente, Thérèse Coffey, quando foi realizada a solicitação pelos representantes brasileiros. Segundo Randolfe, que integra a coordenação do grupo de transição de Desenvolvimento Regional, nas conversas com os ministros britânicos, houve um interesse em reativar e ampliar os financiamentos do Fundo Amazônia.

Continua após a publicidade

Na última semana, o presidente eleito Lula (PT) acertou a reativação do Fundo Amazônia com o ministro do Clima e Meio Ambiente da Noruega, Espen Barth Eide. Segundo o representante do governo norueguês, há US$ 540 milhões em recursos disponíveis para serem utilizados pelo governo brasileiro.

Veja Também