Duas pessoas morrem e quatro ficam feridas em protestos políticos no Peru

Manifestantes exigem que o país realize eleições em vez de permitir que Boluarte permaneça no poder até 2026

Postado em: 12-12-2022 às 09h18
Por: Mariana Fernandes
Imagem Ilustrando a Notícia: Duas pessoas morrem e quatro ficam feridas em protestos políticos no Peru
Manifestantes exigem que o país realize eleições em vez de permitir que Boluarte permaneça no poder até 2026 | Foto: Reprodução/ AFP

Segundo autoridades locais, dois adolescentes foram mortos e quatro pessoas ficaram feridas no Peru, neste domingo (11), durante protestos exigindo que o país realizasse eleições gerais após a deposição do ex-presidente Pedro Castillo. Na semana passada, Castillo foi demitido pelo Congresso e preso por tentar dissolver o Legislativo em um esforço para evitar um voto de impeachment contra ele.

Os manifestantes, muitos deles partidários de Castillo, há dias exigem que o Peru realize novas eleições, em vez de permitir que Dina Boluarte (que tomou pose) permaneça no poder até o fim do mandato, em 2026. Alguns dos manifestantes também pedem o fechamento do Congresso.

Para a rádio local, a chefe da ouvidoria do Peru, Eliana Revollar, disse que um adolescente de 15 anos e outro de 18 morreram durante confrontos com a polícia na cidade de Andahuaylas, na região andina de Apurimac, “possivelmente resultado de ferimentos de bala.

Continua após a publicidade

A Corporação Peruana de Aeroportos e Aviação Comercial, que administra os aeroportos do país, informou o fechamento do aeroporto de Andahuaylas após ataques e atos de vandalismo desde o último sábado. Os manifestantes chegaram a incendiar a sala do transmissor, que é crucial para fornecer serviços de navegação.

O escritório do Ombudsman disse no sábado que dois policiais foram detidos por horas por manifestantes na cidade peruana, mas foram liberados depois. “Os confrontos no sábado deixaram 16 civis e quatro policiais feridos”, completou Eliana Revollar.

Veja também: Pedro Castillo é preso após ser destituído da Presidência do Peru

Veja Também