‘Declarações sobre armas são inaceitáveis’

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) qualificou, na sexta-feira (2), de “inaceitável e contraproducente” o discurso em que o presidente

Postado em: 03-03-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: ‘Declarações sobre armas são inaceitáveis’

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) qualificou, na sexta-feira (2), de “inaceitável e contraproducente” o discurso em que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, apresentou o novo armamento nuclear do país. Como o míssil balístico Sarmat, de “alcance praticamente ilimitado”, e que torna “inútil” o escudo antimísseis dos Estados Unidos. A informação é da EFE.

“As declarações russas que ameaçam atacar aliados são inaceitáveis e contraproducentes. Como deixamos claro em repetidas ocasiões, o sistema de mísseis de defesa da aliança não é projetado nem dirigido contra a Rússia”, afirmou em um comunicado a porta-voz da Otan, OanaLungescu.

Ela lembrou que a Otan é uma aliança defensiva que “está preparada para defender todos seus membros contra qualquer ameaça”, e ressaltou que não procura uma nova Guerra Fria ou uma nova corrida armamentista.

Continua após a publicidade

“Todos os aliados apoiam os acordos de controle de armas que geram confiança, em benefício de todos. Continuamos trabalhando a favor de uma maior previsibilidade e transparência militar”, acrescentou Oana.

Em qualquer caso, ela afirmou que, em resposta às ações “agressivas” da Rússia na Ucrânia e a sua contínua escalada militar desde o Mar de Barents até o Mediterrâneo, a Otan optou por “um enfoque de via dupla, com uma dissuasão e defesa potente, combinada com um diálogo significativo”.

“Estamos comprometidos a obter resultados em ambas as áreas”, destacou Oana. (Agência Brasil) 

Veja Também