China pode ter quase um milhão de mortes ao sair da “Covid zero”, diz estudo

A política de combate deixou de ser cumprida, após uma vasta quantidade de protestos em todo o país

Postado em: 20-12-2022 às 08h22
Por: Mariana Fernandes
Imagem Ilustrando a Notícia: China pode ter quase um milhão de mortes ao sair da “Covid zero”, diz estudo
A política de combate a Covid, deixou de ser cumprida, após uma vasta quantidade de protestos em todo o país | Foto: Reprodução/ File Photo

A saída rápida e despreparada da China da política de “Covid Zero” pode levar o país a quase um milhão de morte, devido o aumento de infectados. De acordo com um novo estudo, o país se prepara para uma onda de precedentes de infecções que se espalha em suas maiores cidades.

A política de combate a Covid porém, deixou de ser cumprida após uma vasta quantidade de protestos em todo o país contra as restrições que para muitos “prejudicaram os negócios e a vida cotidiana”.

Segundo projeções da Universidade de Hong Kong, uma reabertura de comércio em todo o país pode resultar em até 684 mortes por milhão de pessoas. Contando com toda a populaçõa da China de 1,4 bilhão de pessoas, isso equivale a 964.400 mortes.

Continua após a publicidade

Aumento de infectados

No centro financeiro de Xangai, as escolas passaram a maioria das aulas online a partir de segunda. Na metrópole de Guangzhou, no sul, as autoridades disseram aos alunos que já estão tendo aulas online para que não se prepararem para o retorno às aulas.

Na megacidade de Chongqing, no sudoeste, as autoridades anunciaram no domingo que os funcionários do setor público com teste positivo para Covid podem trabalhar “normalmente” – uma reviravolta notável para uma cidade que apenas algumas semanas atrás estava no meio de um bloqueio em massa.

A China também parou de relatar casos assintomáticos na semana passada, admitindo que não era mais possível rastrear o número real de infecções. Esses casos assintomáticos costumavam representar a maior parte do número oficial de casos do país.

Veja também: Anvisa aprova uso emergencial de vacinas bivalentes contra covid-19

Veja Também