Tribunal internacional emite mandado de prisão contra Putin
Putin é acusado de deportar crianças ilegalmente da Ucrânia
Por: Luan Monteiro

O Tribunal Penal Internacional (TPI) emitiu, nesta sexta-feira (17/3), um mandado de prisão contra o presidente da Rússia, Vladimir Putin, por crimes de guerra. Putin é acusado de deportar crianças ilegalmente da Ucrânia.
“O Sr. Vladimir Vladimirovich Putin, nascido em 7 de outubro de 1952, Presidente da Federação Russa, é alegadamente responsável pelo crime de guerra de deportação ilegal de população (crianças) e de transferência ilegal de população (crianças) de áreas ocupadas da Ucrânia para a Federação Russa”, diz o tribunal.
Desde o início da guerra na Ucrânia, a Rússia é acusada por organizações não governamentais, pelo governo ucraniano e pela Organização das Nações Unidas (ONU) de sequestrar crianças em regiões ucranianas tomadas pelo Exército e levá-las centros de “reeducação” em território russo.
Segundo o procurador-chefe do Tribunal, Karum Khan, centenas de crianças ucranianas foram levadas de orfatanos para a Rússia. “Muitas dessas crianças, alegamos, já foram entregues para adoção na Federação Russa”, disse.
Em resposta, a Rússia afirmou que a decisão é “sem sentido”. “As decisões do Tribunal Penal Internacional não têm sentido para o nosso país, inclusive do ponto de vista jurídico”, disse a porta-voz da diplomacia russa, Maria Zakharova.