Segunda-feira, 08 de julho de 2024

Terremoto atinge Equador e Peru; 14 pessoas foram mortas

O abalo sísmico no Equador, atingiu a costa do país com uma magnitude de 6,8

Postado em: 19-03-2023 às 09h33
Por: Victória Vieira
Imagem Ilustrando a Notícia: Terremoto atinge Equador e Peru; 14 pessoas foram mortas
A informação foi comunicada pela Agencia Reuters | Foto: Reprodução/Ernando Machado/ AFP

Equador e Peru foram protagonistas de um terremoto, que deixou mais de 120 pessoas feridas e pelo menos 14 mortos, neste sábado (18/3). A informação foi comunicada pela Agencia Reuters.

O abalo sísmico no Equador, atingiu a costa do país com uma magnitude de 6,8. Segundo o Instituto Geofísico da Escola Politécnica do Equador, o epicentro foi a cerca de 30 quilômetros do município de Balao, província de Guayas.

Guillermo Lasso, presidente do Equador, anunciou através do seu perfil do Twitter a realização de um comitê de emergência.

Continua após a publicidade

“Estamos realizando a avaliação dos prejuízos gerados pelo sismo”, pronunciou. “As instituições agiram de maneira imediata e equipes de contingência estão mobilizadas para garantir todo seu apoio a quem foi afetado”, acrescentou.

As investigações apontaram ao menos 14 mortos, sendo a maioria na província de El Oro e Azuay. Ao todo, 120 pessoas estão feridas.

Os moradores de Cuenca descreveram a situação como desesperadora, relatando cenas difíceis de serem esquecidas.

“As pessoas saíam correndo, gritavam desesperadamente, todos saíam dos carros (…) desesperadas, corriam, gritavam, choravam”, comentou Magaly Escandón, vendedora de artigos de costura, para a Agence France Presse.

O território peruano recebeu o abalo mais forte. Desde sexta-feira (17), o país registrou tremor de magnitude 4,2 em Huarmey e outro de 3,5, em Caylloma, sul do país.

No entanto, o avanço deste fim de semana, acabou sendo uma de magnitude 7,0, com epicentro em Tumbes, norte do país. O Instituto Nacional de Defesa Civil, afirmou que até o momento não há notícias de mortos ou feridos e nem de perdas materiais.

Veja Também