Quinta-feira, 28 de março de 2024

Google permitirá colocar data de expiração em e-mails

O responsável de produto do Gmail, Jacob Bank, disse ao portal The Verge que a nova versão do Gmail procura melhorar a produtividade e a segurança dos usuários e utiliza a Gestão Integrada de Direitos

Postado em: 26-04-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Google permitirá colocar  data de expiração em e-mails
O responsável de produto do Gmail, Jacob Bank, disse ao portal The Verge que a nova versão do Gmail procura melhorar a produtividade e a segurança dos usuários e utiliza a Gestão Integrada de Direitos

O Google permitirá colocar uma data de expiração nos e-mails enviados através da nova versão do do correio eletrônico Gmail, que estará disponível para teste aos seus mais de 1,4 bilhão de usuários no mundo a partir desta quarta-feira (25). A informação é da EFE.

“Um novo modo confidencial permite controlar como sua mensagem é enviada, copiada, disponibilizada para download ou impressa, o que é útil quando é preciso enviar uma informação sensível”, disse a empresa californiana em um comunicado.

Continua após a publicidade

Dentro dessa nova configuração, existe uma “opção de fazer com que uma mensagem expire depois de um período de tempo estabelecido, para ajudar a manter o controle de sua informação”, acrescentou o Google.

O responsável de produto do Gmail, Jacob Bank, disse ao portal The Verge que a nova versão do Gmail procura melhorar a produtividade e a segurança dos usuários e utiliza a Gestão Integrada de Direitos (IRM, na sigla em inglês) e a Autenticação de Dois Fatores (2FA). Bank falou ao portal que o modo confidencial estará disponível “nas próximas semanas”, ao contrário do resto de funcionalidades da versão.

Facilidades 

Através de sua nova versão, o Gmail facilitará a abertura de arquivos anexados e fotos desde a caixa de entrada, sem ter de acessar as conversas.

De acordo com o manual de novidades do correio eletrônico, também poderá ser arquivado, eliminado, marcado como lido ou não lido um e-mail sem necessidade de abri-lo, e haverá um botão de repetição para adiar sua leitura a outro momento mais conveniente.

Além disso, a nova versão inclui alertas para dar seguimento a mensagens recebidas há vários dias, para que os de alta prioridade emitam notificações e para identificar os potencialmente perigosos.

“Aumentamos dramaticamente o nosso investimento na proteção contra o phishing (técnica utilizada para roubar dados de usuários)”, informou Bank, acrescentando que as mensagens com risco de ser fraudulentas serão tingidas de vermelho e acompanhadas de advertências.

Resposta inteligente

Para evitar que o acúmulo de e-mails, o Gmail também começará a sugerir quando cancelar as assinaturas a boletins ou ofertas, apontando a última vez que as mensagens foram abertas.

Outra novidade é a implementação da “resposta inteligente”, que permite selecionar frases para responder rapidamente a uma mensagem, e a possibilidade de abrir aplicativos como o Calendário, o Google Keep (serviço que promete substituir as anotações manuais, o bloco de notas e até mesmo os “post-its” virtuais) e o Tarefas,  dentro do Gmail, em uma barra lateral.

Para testar a nova versão, os usuários deverão operar o Gmail no navegador e selecionar a opção, clicando no ícone de configuração, disse o Google, informando que será possível aos usuários voltarem ao email “clássico”, se assim desejarem. (EFE Nova York) 

Veja Também