Rússia acusa EUA de hackear milhares de iPhones no país em plano de espionagem

A operação faria parte de um esquema de espionagem norte-americana que comprometeu milhares aparelhos

Postado em: 02-06-2023 às 10h16
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Rússia acusa EUA de hackear milhares de iPhones no país em plano de espionagem
A operação faria parte de um esquema de espionagem norte-americana que comprometeu milhares aparelhos | Foto: Reprodução

A Rússia acusou nesta semana o governo dos Estados Unidos de hacker celulares iPhones de cidadãos russos. A operação faria parte de um esquema de espionagem norte-americana que comprometeu milhares aparelhos por meio de um sofisticado software de vigilância.

Segundo o Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB), disse em comunicado que o ataque ocorreu inclusive em celulares de diplomatas estrangeiros na Rússia e em países da antiga União Soviética.

“O FSB descobriu uma ação de inteligência dos serviços especiais americanos usando dispositivos móveis da Apple”, disse o órgão em comunicado.

Continua após a publicidade

O Serviço de Segurança ainda afirmou que o complô mostrou “estreita cooperação” entre a Apple e a Agência de Segurança Nacional (NSA) dos EUA, responsável pela inteligência e segurança criptográfica e de comunicações.

Em comunicado, a Apple negou a acusação. A empresa afirmou que nunca trabalhou com qualquer governo para inserir um acesso clandestino em qualquer produto, e nunca fará isso. A NSA não comentou.

O presidente-executivo da Kaspersky, Eugene Kaspersky, disse no Twitter que dezenas de telefones de funcionários foram comprometidos na operação, que a empresa descreveu como “um ataque cibernético extremamente complexo e direcionado profissionalmente” que teve como alvo trabalhadores de “alta e média gerência”.

Veja Também