ONU afirma que terra passou do período de aquecimento global para a fase de “ebulição global”

O clima normal da Terra é de 15 graus centígrados. Mas esta média começou a subir e ultrapassou mais de 17 graus centígrados, no mês de julho.

Postado em: 28-08-2023 às 15h21
Por: Matheus Santana
Imagem Ilustrando a Notícia: ONU afirma que terra passou do período de aquecimento global para a fase de “ebulição global”
O clima normal da Terra é de 15 graus centígrados. Mas esta média começou a subir e ultrapassou mais de 17 graus centígrados, no mês de julho. | Foto: Reprodução / iStock

Durante um pronunciamento feito pelo secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, no mês de julho, ficou confirmado que o planeta Terra passou da fase de aquecimento global para a era de “ebulição global”.

Em Nova York, Guterres cobrou ações “radicais e imediatas” contra a crise climática, em meio à repercussão da notícia de que julho de 2023 caminha para ser o mês mais quente já registrado pela humanidade.

“A mudança climática está aqui e é assustadora. E é apenas o começo. A era do aquecimento global terminou, e a era da ebulição global chegou”, disse o secretário-geral.

Continua após a publicidade

O clima normal da Terra é de 15 graus centígrados. Mas esta média começou a subir e ultrapassou mais de 17 graus centígrados, no mês de julho. Isso tudo se deve ao fato de que são lançados por ano, na atmosfera cerca de 40 milhões de toneladas e CO₂ que permanecem na atmosfera por mais de 100 anos.

Além dos pronunciamentos, o secretário da ONU também cobrou que os países ricos assumam o compromisso de atingir a neutralidade carbônica até 2040 e as economias emergentes até 2050.

Os resultados desse aumento de temperatura podem causar secas prolongadas, inundações de inteiras regiões e cidades, furacões, ciclones extratropicais e queimadas em quase todo o planeta.

Veja Também