Sexta-feira, 01 de dezembro de 2023

Tempestade na Líbia deixa mais de 5.200 mortos 

Ondas atingiram mais de 3 mil metros de altura

Postado em: 13-09-2023 às 08h00
Por: Rondineli Alves de Brito
Imagem Ilustrando a Notícia: Tempestade na Líbia deixa mais de 5.200 mortos 
Ondas atingiram mais de 3 mil metros de altura | Foto: Reprodução

Após fortes chuvas desencadeadas pela tempestade Daniel no nordeste da Líbia, mais de 5.200 vidas foram perdidas e outras 10 mil pessoas estão desaparecidas. A região central de Derna foi a mais afetada.

As chuvas provocadas pela tempestade resultaram no rompimento de duas barragens, liberando 33 milhões de metros cúbicos de água. Testemunhas relataram ondas que atingiram mais de 3 metros de altura.

Dr. Anas Barghathy, um médico que voluntariamente presta assistência em Derna, descreveu a situação como extremamente desafiadora para os serviços de emergência. “Não há serviços de emergência de primeira mão. As pessoas estão trabalhando neste momento para recolher os corpos em decomposição”, explicou o medico.

Continua após a publicidade

A tempestade Daniel também afetou gravemente a Grécia, Turquia e Bulgária durante o último fim de semana, resultando em 27 mortes. As chuvas ainda são esperadas no Egito ao longo desta semana.

Em comparação com outros eventos históricos, esses números superam a inundação ocorrida na Argélia em 1927, que causou a perda de mais de 3 mil vidas. O último grande desastre na Líbia ocorreu em 2019, quando quatro pessoas perderam a vida e milhares foram afetadas.

Apoio de mantimentos e religioso 

A comunidade internacional está se mobilizando para prestar auxílio às cidades inundadas. A ONU (Organização das Nações Unidas), a França, a Turquia e os Emirados Árabes Unidos uniram esforços para enviar recursos e pessoal de apoio.

O Papa Francisco expressou sua profunda tristeza pelos estragos causados pelas enchentes em uma declaração nesta terça-feira (12/9). Ele enviou suas preces pelas almas das vítimas e por todos aqueles que sofrem com suas perdas.

Veja Também