A estranha busca por um caça furtivo avaliado em mais de meio bilhão de reais
Piloto supostamente ejetou de seu avião mas a aeronave estava com piloto automático ligado
Por: João Victor Reynol de Andrade

Na última segunda-feira (18/9) a comunidade global foi surpreendida quando o exército americano pediu ajuda aos civis para acharem um caça militar furtivo F-35, avaliado em mais de $ 100 milhões (R$ 500 milhões) que havia sumido no país. Segundo a portaria de comunicação da Força Aérea, o avião continuou a voar sem o piloto antes de cair numa zona arborizada no estado da Carolina do Sul.
O caso foi ridicularizado internacionalmente devido ao fato do avião F-35 ter o principal destaque de ser furtivo e voar fora dos radares “inimigos” e não ser detectado. A reação inicial a notícia foi uma chuva de “memes” na internetO caso não somente recebeu escrutínio do público mas como também de políticos americanos, a deputada federal do partido dos republicanos Nancy Mace, veio às redes sociais perguntar sobre o ocorrido. “Como diabos se perde um F-35? E como não existe um dispositivo de rastreamento e estamos perguntando ao público o quê, encontrar o caça e entregá-lo (para polícia)?”.
Leia também: Quantos quilômetros é seguro dirigir quando o carro entra na reserva?
O caso não somente recebeu escrutínio do público mas como também de políticos americanos, a deputada federal do partido dos republicanos Nancy Mace, veio às redes sociais perguntar sobre o ocorrido. “Como diabos se perde um F-35? E como não existe um dispositivo de rastreamento e estamos perguntando ao público o quê, encontrar o caça e entregá-lo (para polícia)?”
Após uma busca mais forte nos arredores do local em que a aeronave teria caído, alguns destroços foram encontrados.
Enquanto ao piloto do avião, os detalhes exatos do porque teria sido ejetado não foram divulgados. Contudo, logo após o ocorrido o homem teria caído de paraquedas num quintal de uma casa no estado e pedido ajuda para os moradores chamarem uma ambulância. Numa ligação divulgada na tarde desta sexta-feira (22) é possível ouvir o morador da casa conversando com uma telefonista e tentando explicar a situação.
A atendente e o morador parecem muito confusos durante a conversa e o piloto tenta explicar o acidente para a moça. “Não tenho certeza de onde o avião está. Ele teria caído em algum lugar. Eu ejetei.”
A busca ainda continua para verificar mais sobre os motivos do acidente.