Grupo palestino de Gaza invade Israel

Ataques do Hamas começaram com uma barragem de foguetes por todo o território esraelense

Postado em: 07-10-2023 às 14h12
Por: João Victor Reynol de Andrade
Imagem Ilustrando a Notícia: Grupo palestino de Gaza invade Israel
Ataques do Hamas começaram com uma barragem de foguetes por todo o território israelense | Foto: Divulgação/Mohammed Abed - Al Jazeera

Durante a manhã deste sábado (7/10) muitos israelitas foram acordados pelo som de explosões e alarmes antiaéreos por todo o país, mais uma nova intensificação das relações de Palestinos-Israel. O principal grupo frente a ofensiva é a organização militante e terrorista chamada Hamas que retém territórios na área conhecida como a “Faixa de Gaza”, com confrontos confirmados ao redor do território costeiro. O Primeiro Ministro de Israel Benjamin Netanyahu falou em coletiva “Estamos em guerra, e vamos vencer”.

De acordo com informações oficiais e de imagens compartilhadas nas redes sociais, o avanço começou com uma grande barragem de foguetes saindo de Gaza em direção ao centro de Israel. Segundo levantamento do país hebraico, cerca de 70 pessoas israelitas foram mortas neste bombardeio. Em retaliação, o exército de Israel começou seu próprio ataque no território de Gaza, matando mais de 200 palestinos, segundo organizações médicas e humanitárias.

Foto: Reprodução/Google Maps

Pouco tempo depois, foi confirmado confrontos entre os dois grupos militares nas fronteiras do Hamas. Recentemente, o grupo clamou ter capturado um “grande número” de soldados israelitas. O grupo palestino por sua vez declarou que o motivo da invasão é a alta repressão de comunidades mulçumanas na Cisjordânia e a recém desconsagração de uma mesquita na área.

Continua após a publicidade

Com compartilhamento de imagens massivas nas redes sociais, é possível ter uma maior visão da escala do conflito, vídeos de militantes palestinos comemorando o sequestro de tanques israelitas, fotos e vídeos de foguetes palestinos. 

“Foguetes de Gaza indo para Israel.” Imagem: Redes sociais.
“Outro tanque militar sob controle dos guerrilheiros palestinos” Imagem: Redes Sociais

Um caso envolveu a rede de notícias árabe Al Jazeera, durante um reportagem ao vivo na cidade de Gaza, em que a repórter é brevemente interrompida com um míssil israelita explodindo próximo ao prédio em que residia.

Veja Também