Israel diz recusar acordo de cessar fogo para saída de estrangeiros no sul de Gaza

Mais de 1 milhão de palestinos se aglomeram no sul da cidade sitiada

Postado em: 16-10-2023 às 08h14
Por: João Victor Reynol de Andrade
Imagem Ilustrando a Notícia: Israel diz recusar acordo de cessar fogo para saída de estrangeiros no sul de Gaza
É estimado que mais da metade da população de Gaza (mais de 1 milhão) tenha se movido para o sul na cidade de Rafah | Foto: Reprodução/BBC

O Governo de Israel sob o poder do Primeiro Ministro Benjamin Netanyahu diz que negou ter aceitado o acordo de suspensão dos ataques diante da crescente crise humanitária em Gaza. A “notícia falsa” veio primeiramente da agência Reuters sob pretexto da vinda de diplomatas americanos terem feito um acordo entre o país e o Egito para a passagem de refugiados.

Ao todo, a Organização das Nações Unidas (ONU) estima que mais da metade da população da Faixa de Gaza (mais de 1 milhão) tenha se movido para o sul na cidade de Rafah, local que faz fronteira com Egito. De acordo com o Itamaraty, cerca de 16 brasileiros que residiam na cidade palestina estão em Rafah aguardando a abertura da fronteira.

Este êxodo vem com o aguardo de uma ofensiva para derrotar o grupo conhecido como Hamas, desde que invadiu e atacou Israel no último dia 7 e continua a lançar misseis para cidades israelenses. Netanyahu  confirmou este avanço citando em coletiva que “todos os membros do Hamas serão mortos” e que esta operação irá ser por “terra, água e céu”. 

Continua após a publicidade

Ainda sobre isso, a organização de guerrilheiros do Hezbollah, aliados do Hamas, estão atacando o país judeu na froteira do Líbano, diante disso, as Forças de Defesa de Israel (FDI) já fizeram a evacuação de mais de 20 comunidades na fronteira com o país. A nação do Irão já condenou a possível invasão e alertou para uma intervenção caso seja feita, citando haver “consequências grandes”, vale lembrar que ambas as organizações guerrilheiras possuem alguma forma de suporte com a nação iraniana. Enquanto isso, os ataques israelenses continuam com perdas estimadas de mais de 4 mil para ambos os lados da pré-operação terrestre, com números podendo aumentar ainda mais com o passar dos dias.

Veja Também