Poeta e romancista palestina Heba Abu Nada morre em bombardeio

Com obras premiadas, Heba Abu Nada dá voz à população palestina e deixa mensagem antes de falecer.

Postado em: 23-10-2023 às 17h10
Por: Luana Avelar
Imagem Ilustrando a Notícia: Poeta e romancista palestina Heba Abu Nada morre em bombardeio
Aos 32 anos, poetisa Heba Abu Nada morre na Faixa de Gaza | Foto: Reprodução/X

O Ministério da Cultura Palestino anunciou que a poeta e romancista palestina Heba Abu Nada morreu em um bombardeio na cidade de Khan Yunis, na Faixa de Gaza, na última sexta-feira (20). Nascida em Meca, em 1991, Heba dedicou-se não apenas à sua carreira literária, mas também à sua formação em bioquímica, graduando-se na Universidade Islâmica de Gaza e obtendo um mestrado em nutrição clínica.

Seu romance “Oxygen is Not for the Dead” (Oxigênio não é para os mortos), lançado em 2017, trouxe à tona a voz e as experiências da população palestina. A obra lhe rendeu o segundo lugar no Prêmio Sharjah de Criatividade Árabe, destacando sua contribuição para a literatura.

Em suas últimas horas de vida, deixou uma mensagem: ” “Se morrermos, saibam que estamos satisfeitos e firmes, e digam ao mundo, em nosso nome, que somos pessoas justas, do lado da verdade”.

Continua após a publicidade

Segundo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 18 mil pessoas foram feridas, a maioria delas palestinas, em meio aos conflitos recentes. Além disso, estima-se que mais de 1 milhão de pessoas tenham sido obrigadas a abandonar suas casas em busca de segurança diante dos intensos ataques.

Na madrugada desta segunda-feira (23), Israel realizou uma série de ataques aéreos em Gaza, enquanto aeronaves atingiram o sul do Líbano durante a noite. Informações da mídia local indicam que os bombardeios também ocorreram em áreas onde os civis palestinos foram instruídos a buscar refúgio.

Veja Também