Gaza fica incomunicável com o mundo após Israel intensificar bombardeios

O bloqueio total de internet e telefone ocorreu durante um dos maiores bombardeios à região desde o início do conflito

Postado em: 27-10-2023 às 18h30
Por: Larissa Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: Gaza fica incomunicável com o mundo após Israel intensificar bombardeios
Fogo e fumaça saem de prédio bombardeado por Israel em Gaza - Foto: iStock

A Faixa de Gaza sofreu, nesta sexta-feira (27), um bloqueio total de praticamente todos os serviços de internet e telefonia móvel. Dessa forma, os palestinos de diversas regiões da zona de guerra, que já estavam sem energia elétrica, combustível e praticamente sem água potável, agora também estão incomunicáveis com o mundo. A supressão dos serviços ocorreu concomitantemente com um dos maiores bombardeios à região até o momento. A informação é da mídia Al Jazeera e teve confirmação da empresa de telecomunicações palestina Jawwal.

Este pode ser o maior número de bombardeios desde o início do conflito. Ocorreu em diversas regiões da Faixa de Gaza e, inclusive, em áreas residenciais. Além disso, fontes locais ainda dizem que a invasão terrestre de Gaza começará nas próximas 24 a 72 horas. Nos últimos dias, o governo de Israel recebeu tropas norte-americanas com cerca de 900 soldados, que auxiliarão nas operações. Aliás, os porta-vozes do Exército israelense interceptaram o sistema de rádios locais de Gaza.

Além de cortar este instrumento que fornecia comunicação à população, também estão fazendo uso dele para enviar avisos de evacuação ao povo palestino. A falta de comunicação representa um grande desafio para os moradores da Faixa de Gaza. Isso porque os aplicativos de mensagens eram a principal forma de se comunicarem com o mundo exterior. Isso inclui o grupo de 30 brasileiros que estava tentando deixar a região e dependia dessas ferramentas para entrar em contato com as autoridades do Brasil e obter apoio.

Continua após a publicidade

Comunicado à Gaza

O comunicado da provedora de internet e telefonia Jawal destacou: “Lamentamos anunciar a completa interrupção de todos os serviços de comunicação e internet na Faixa de Gaza devido aos ataques em curso. Os intensos bombardeios recentes destruíram as últimas conexões internacionais que ligavam Gaza ao mundo exterior, além das rotas previamente danificadas durante a ofensiva, resultando na interrupção de todos os serviços de telecomunicações na Faixa de Gaza.”

Veja Também