Presidente da França pretende incluir aborto na constituição

Proposta será enviada ao executivo nesta semana

Postado em: 31-10-2023 às 10h35
Por: João Victor Reynol de Andrade
Imagem Ilustrando a Notícia: Presidente da França pretende incluir aborto na constituição
Em anúncio oficial, também declarou que fará com que seja uma reforma irreversível, a fim de dificultar a retirada no documento oficial | Foto: Flickr

O Presidente da França, Emmanuel Macron, anunciou a inclusão do direito do aborto dentro da constituição francesa. Em anúncio oficial, também declarou que fará com que seja uma reforma irreversível, a fim de dificultar a retirada no documento oficial.

O recurso já é descriminalizado desde 1975 e já foi debatido internamente para a inclusão na base democrática da nação. Significa, potencialmente, um apoio político para o governo francês diante da reforma.

O presidente também fez uma postagem em seu perfil no Twitter reafirmando a proposta. Na postagem afirma manobra ser irreversível dentro da constituição além de confirmar a tramitação do projeto no Conselho Nacional (similar ao Senado Federal). 

Continua após a publicidade

“Com base no trabalho dos parlamentares e das associações, o projeto de lei constitucional será enviado esta semana ao Conselho de Estado e apresentado ao Conselho de Ministros até ao final do ano. Em 2024, a liberdade das mulheres de fazer um aborto será irreversível.”

Além disso, incorporou uma fala em discurso feita no começo de 2023 reforçando sua proposta.   

Veja Também