Bill Gates elogia SUS e Bolsa Família em artigo publicado em blog: “Outros países podem imitar”

No artigo, ele chega a afirmar que o restante do mundo poderia aprender com o país

Postado em: 13-12-2023 às 09h08
Por: Rondineli Alves de Brito
Imagem Ilustrando a Notícia: Bill Gates elogia SUS e Bolsa Família em artigo publicado em blog: “Outros países podem imitar”
No artigo, ele chega a afirmar que o restante do mundo poderia aprender com o país | Foto: Reprodução

Nesta terça-feira (12/12), o fundador da Microsoft, o americano Bill Gates, publicou em seu blog GatesNotes um texto no qual elogia o Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil. No artigo, ele chega a afirmar que o restante do mundo poderia aprender com o país.

No post, ele adicionou dois gráficos ao texto para explicar a eficiência do sistema de saúde. O primeiro mostra como o investimento em saúde no Brasil levou a uma queda de 56% na mortalidade infantil. No segundo, mostra, dessa vez, a relação entre a expansão de programas sociais e a diminuição da população que vive na pobreza em 18%.

“Em cerca de três décadas, o Brasil reduziu a mortalidade materna em quase 60%, reduziu a mortalidade infantil de menores de cinco anos em 75% – ultrapassando em muito as tendências globais – e aumentou a esperança de vida em quase uma década. Nenhuma dessas conquistas foi acidental. Em vez disso, são o resultado de investimentos de longo prazo que o Brasil fez no seu sistema de saúde primário, com os quais outros países podem aprender e imitar”, escreveu no artigo Lições de salvamento de vidas do Brasil.

Continua após a publicidade

Bill Gates lembra que mais de 286 mil agentes atendem quase dois terços da população, cerca de 160 milhões de pessoas, oferecendo orientações sobre saúde, higiene e acompanhando consultas médicas.

“Atuam como porta de entrada para o maior sistema de saúde público gratuito e universal do mundo, e seu impacto tem sido transformador. Eles são creditados por reduzirem ainda mais a mortalidade infantil e por levarem a cobertura vacinal a níveis quase universais”, diz Gates.

O criador da Microsoft também elogia o programa Bolsa Família e o seu papel na redução da pobreza no País. “Ajudou a ampliar o acesso e a utilização dos cuidados de saúde, dando às pessoas um incentivo para ingressar no sistema de saúde”, afirma Gates.

Em post no seu Instagram, ainda nesta terça-feira, Bill Gates comentou que “nenhum país é perfeito” e afirma acreditar que “o Brasil é prova do que acontece quando um país investe no cuidado com os mais vulneráveis”. O resultado, segundo ele, é “abrangente e transformador”.

Veja Também