Trump e Xi se reunirão durante cúpula do G20

O encontro, que era especulado há semanas, ocorrerá em meio a um clima de tensão entre as duas potências econômicas

Postado em: 24-10-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Trump e Xi se reunirão durante cúpula do G20
O encontro, que era especulado há semanas, ocorrerá em meio a um clima de tensão entre as duas potências econômicas

Os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da China, Xi Jinping, se reunirão em Buenos Aires, na Argentina, durante a cúpula de líderes do G20, que será realizada entre 30 de novembro e 1º de dezembro na capital argentina, confirmou nesta terça-feira (23) a Casa Branca.

O encontro, que era especulado há semanas, ocorrerá em meio a um clima de tensão entre as duas potências econômicas, envolvidas desde julho em uma guerra comercial que se traduziu na imposição mútua de sobretaxas bilionárias.

Continua após a publicidade

“Os dois presidentes se reunirão por um momento em Buenos Aires, Argentina, durante a cúpula do G20”, disse hoje o principal assessor econômico de Trump, Larry Kudlow, em declarações a jornalistas na Casa Branca.

A reunião pode servir para diminuir as tensões e ativar as negociações comerciais entre os dois países, que se encontram estagnadas.

“Nossos pedidos estão sobre a mesa. Adoraria que respondessem. Até agora não o fizeram”, respondeu Kudlow ao ser perguntado sobre essas negociações.

Desde o dia 24 de setembro, os EUA impõem tarifas de 10% sobre US$ 200 bilhões em produtos chineses, na terceira rodada de sanções de Washington contra o país asiático.

O governo chinês respondeu aplicando taxas sobre US$ 60 bilhões em produtos agrários americanos.

Além disso, em meados de setembro, Trump acusou publicamente a China de tentar influenciar as eleições legislativas que acontecerão em novembro nos EUA, uma afirmação que o governo chinês tachou de “injustificada”. (Agência Brasil)

Veja Também