Segunda-feira, 08 de julho de 2024

Estado de saúde do primeiro-ministro da Eslováquia segue grave após tentativa de assassinato

Baleado cinco vezes, premiê permanece em estado grave, mas há sinais de melhora

Postado em: 18-05-2024 às 16h12
Por: Vitória Bronzati
Imagem Ilustrando a Notícia: Estado de saúde do primeiro-ministro da Eslováquia segue grave após tentativa de assassinato
O suspeito do crime, identificado como Juraj C., foi detido no local e permanece sob custódia após ser acusado de tentativa de homicídio | Foto: Reprodução/X

O primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico, segue em estado grave nesta manhã de sábado (18), após ser baleado cinco vezes à queima-roupa em uma tentativa de assassinato na última quarta-feira (15). Apesar da gravidade da situação, autoridades informam que sua saúde se estabilizou após uma cirurgia de duas horas na sexta-feira, e que há um “prognóstico positivo gradual”.

Fico, 59 anos, permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital da cidade de Banka Bystrica, onde recebe acompanhamento constante. O vice-primeiro-ministro, Robert Kaliniak, atualizou o estado de saúde do premiê em uma coletiva de imprensa na manhã de hoje, afirmando que “ainda não vencemos, é importante dizer isso”, mas que há uma gradual “aproximação de um prognóstico positivo”.

O suspeito do crime, identificado como Juraj C., foi detido no local e permanece sob custódia após ser acusado de tentativa de homicídio. Segundo o ministro do Interior, Matus Sutaj Estok, ele agiu sozinho. As motivações para o crime ainda estão sendo investigadas, mas Estok relacionou o ataque a “motivações políticas”.

Continua após a publicidade

Fico, que assumiu o cargo de primeiro-ministro pela quarta vez em outubro, vem implementando mudanças políticas que seus opositores consideram autoritárias. Seu governo reduziu o apoio à Ucrânia na guerra contra a Rússia e está investindo na reestruturação da emissora pública de televisão, o que gerou preocupações sobre a liberdade da imprensa no país.

Apesar da melhora, Fico ainda enfrenta “grande risco” de complicações, segundo o vice-primeiro-ministro. “A reação do corpo a um ferimento por arma de fogo é sempre muito grave e traz uma série de complicações, que duram de 4 a 5 dias, ou seja, hoje e amanhã”, explicou Kaliniak. Ele também informou que é improvável que Fico seja transferido para a capital Bratislava nos próximos dias.

Com informações da Agência Brasil

Veja Também