Morte do presidente Raisi gera reações mistas no Irã

Luto contido e comemorações discretas marcam o falecimento do presidente

Postado em: 20-05-2024 às 19h23
Por: Vitória Bronzati
Imagem Ilustrando a Notícia: Morte do presidente Raisi gera reações mistas no Irã
Apesar do luto oficial, as reações da população foram mistas, com manifestações contidas entre apoiadores do regime e comemorações discretas por parte de opositores | Foto: Governo do Irã

O Irã decretou cinco dias de luto pela morte do presidente Ebrahim Raisi e do ministro das Relações Exteriores, Hossein Amir Abdollahian, em um acidente de helicóptero nesta segunda-feira (20). Apesar do luto oficial, as reações da população foram mistas, com manifestações contidas entre apoiadores do regime e comemorações discretas por parte de opositores.

Enquanto mesquitas e praças públicas se enchiam de fiéis para rezar pelas almas dos falecidos, a maioria das lojas permaneceu aberta e as autoridades não tomaram medidas para interromper a vida cotidiana. A cena contrasta com as grandes demonstrações de luto que marcaram a morte de outras figuras importantes na história da República Islâmica.

Um ano após a violenta repressão das maiores manifestações contra o regime desde 1979, liderada pelo governo linha-dura de Raisi, opositores celebraram sua morte de forma discreta. Vídeos que circulam online mostram pessoas distribuindo doces nas ruas em comemoração ao falecimento do presidente.

Continua após a publicidade

Analistas apontam que a forma como as autoridades iranianas lidaram com diversas crises políticas, sociais e econômicas nos últimos anos aprofundou a divisão entre o governo clerical e a população. Essa divisão se refletiu nas diferentes reações à morte de Raisi, evidenciando a complexa relação entre o regime e a sociedade iraniana.

Veja Também