Após 800 anos em inatividade, vulcão na Islândia entra em erupção pela 5ª vez

Erupção em Reykjanes lança lava a 50 metros de altura

Postado em: 29-05-2024 às 13h51
Por: Vitória Bronzati
Imagem Ilustrando a Notícia: Após 800 anos em inatividade, vulcão na Islândia entra em erupção pela 5ª vez
A erupção é a oitava registrada desde dezembro de 2021, após 800 anos sem inatividade geológica | Foto: Reprodução

Um vulcão localizado no sudoeste da Islândia entrou em erupção, nesta quarta-feira (29), pela 5ª vez desde dezembro, lançando lava a 50 metros de altura. A atividade vulcânica aconteceu há oito semanas após o fim de uma erupção de oito semanas na península de Reykjanes.

Autoridades já haviam alertado sobre a possibilidade vulcânica na área ao sul da capital, devido à acumulação de magna no subsolo. O Escritório Meteorológico da Islândia informou, em comunicado, que as fontes de lava atingiram 50 metros de altura e que a fissura vulcânica, com cerca de 2,5 quilômetros de comprimento, continua a crescer.

Apesar da erupção, os voos no Aeroporto Keflavik de Reykjavik seguiram normalmente, segundo informações do site do aeroporto. A Defesa Civil foi colocada em alerta máximo, e as autoridades determinaram a retirada de todos os moradores de Grindavik – cidade pesqueira onde a atividade vulcânica interrompeu o aquecimento urbano, fechou estradas importantes e arrasou diversas casas.

Continua após a publicidade

O evento alerta para os desafios enfrentados pela Islândia, à medida que cientistas alertam para a possibilidade de erupções repetidas em Reykjanes por décadas ou até séculos. O evento é o oitavo registrado desde dezembro de 2021 na península, que abriga cerca de 30 mil pessoas, após um período de inatividade geológica de 800 anos.

Com informações da Agência Brasil

Veja Também