Papa Francisco apela por ajuda humanitária urgente para Gaza

Além das questões relacionadas a Gaza, o pontífice fez menção ao sofrimento do povo ucraniano e à situação em Myanmar

Postado em: 09-06-2024 às 16h40
Por: Vitória Bronzati
Imagem Ilustrando a Notícia: Papa Francisco apela por ajuda humanitária urgente para Gaza
Além de sua preocupação com Gaza, o Papa Francisco também chamou a atenção para o sofrimento do povo ucraniano e a situação em Myanmar | Foto: Reprodução

Durante a oração do Angelus, neste domingo (9), na Praça de São Pedro, no Vaticano, o Papa Francisco fez um apelo à comunidade internacional para que tome medidas urgentes visando ajudar a população em Gaza, enfatizando a necessidade de permitir o envio de ajuda humanitária ao enclave palestiniano. Francisco destacou a importância de que essa assistência chegue às pessoas que mais necessitam, sem impedimentos.

Além disso, o Pontífice reiterou seu apoio às negociações em andamento entre as partes envolvidas no conflito entre Israel e o Hamas, que já perdura há oito meses. Expressando esperança de que propostas de paz para um cessar-fogo e a libertação de reféns sejam aceitas imediatamente, visando o bem tanto dos palestinianos quanto dos israelitas.

Na oportunidade, o Papa mencionou uma conferência internacional sobre a situação humanitária em Gaza, marcada para a próxima terça-feira (11) na Jordânia, e agradeceu à Jordânia, ao Egito e à Organização das Nações Unidas (ONU) por liderarem essa iniciativa.

Continua após a publicidade

O Papa também relembrou um encontro ocorrido há uma década no Vaticano entre o então presidente israelense, Shimon Peres, e o presidente palestiniano, Mahmoud Abbas, destacando a importância do diálogo e da coragem para alcançar a paz.

Além das questões relacionadas a Gaza, Francisco fez menção ao sofrimento do povo ucraniano e à situação em Myanmar, onde grupos minoritários enfrentam a repressão do governo militar.

Veja Também