Casal de idosos decidem por eutanásia dupla

No início do mês de junho, Jan e Els, casados por quase 50 anos, optaram por realizar eutanásia dupla na Holanda

Postado em: 30-06-2024 às 14h47
Por: Andresa Cardoso
Imagem Ilustrando a Notícia: Casal de idosos decidem por eutanásia dupla
Casal de idosos decidem por eutanásia dupla. | Foto/Reprodução/BBC

No início do mês de junho, Jan e Els, casados por quase 50 anos, optaram por realizar eutanásia dupla. Jan, com 70 anos, sofria de fortes dores na coluna. Els, com 71, sofria de demência. Nos Países Baixos, a prática é conhecida como duo-eutanásia.

Jan e Els amavam estar em movimento, e viveram a maior parte do casamento em um motorhome ou em barcos. Quando jovem, Jan jogava hóquei para a equipe nacional juvenil dos Países Baixos e depois se tornou treinador esportivo. Els trabalhou como professora primária.

Os dois tiveram apenas um filho, que preferiu não se identificar. A história do casal está presente no documentário de Linda Pressly “Amar, Viver e Morrer Juntos”. Seu lançamento será dia 2 de julho, na BBC World Service.

Continua após a publicidade

Nos Países Baixos, a eutanásia e o suicídio assistido são legais se o pedido for voluntário e o sofrimento – físico ou psicológico – avaliado por médicos como “insuportável”, sem perspectiva de melhora. O laudo é avaliado por dois médicos – o segundo verificando a avaliação feita pelo primeiro.

Caso seja ou conheça alguém que apresente sinais de alerta relacionados ao suicídio, procure o o Centro de Valorização da Vida (CVV), por meio do telefone 188.

Veja Também