65 anos escrevendo a história do cooperativismo goiano

Confira o artigo, desta quarta-feira (20/10), por Márcio Lopes de Freitas

Postado em: 20-10-2021 às 10h58
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: 65 anos escrevendo a  história do cooperativismo goiano
Confira o artigo, desta quarta-feira (20/10), por Márcio Lopes de Freitas | Foto: Jornal O Hoje

Por Márcio Lopes de Freitas (especial para O Hoje)

Quando falamos que esforço, gestão, flexibilidade, dedicação pelo que se faz e, sobretudo, profissionalismo e inovação são ingredientes de uma receita muito boa – dessas que a gente vai se lembrar por muito tempo – imediatamente me lembro da trajetória da OCB/GO que, em 2021, completa 65 anos de atuação pelo desenvolvimento do cooperativismo no estado de Goiás.

O que também sempre vem à minha memória é o excelente relacionamento entre a unidade nacional da OCB e a unidade goiana, que sempre contribuiu, com sua visão técnica e arrojada, com as decisões mais importantes para as cooperativas de todo o país.

Continua após a publicidade

Vale destacar aqui, que, assim como as outras unidades do Sistema OCB, a de Goiás também teve de enfrentar muitos desafios, superados à base de muito trabalho dos homens e mulheres que fizeram do cooperativismo um propósito de vida. É por isso que destaco o comprometimento das pessoas que, ao longo da história, deixaram seu esforço gravado nos registros e mentes de todos os que, assim como eu, testemunham o crescimento do cooperativismo goiano – hoje o sexto maior do Brasil, com 263 cooperativas e mais de 300 mil cooperados.

Já somos muitos? Sim! Mas podemos ser mais. E eu digo isso porque acredito que o cooperativismo é mais do que, simplesmente, uma opção. Acredito que é o melhor caminho para atender às necessidades de um público consumidor cada vez mais exigente, dinâmico e que cobra inovação, facilidades e muita, muita transparência.

Esse é o mesmo público que escolhe consumir uma marca ao invés da outra porque pesquisa o impacto dos hábitos do próprio consumo. É alguém que quer ter a certeza de que os recursos naturais estejam sendo preservados ao longo de todo o processo produtivo. É essa mesma gente que faz com que nós, cooperativistas, sejamos cada vez melhores na hora de produzir, comunicar e contribuir com o desenvolvimento do país, do nosso jeito Coop de fazer negócios, de gerar emprego e de distribuir riquezas.

É por isso que digo que alcançar o marco de 65 anos é um feito importante não só para Goiás, mas para todo o movimento cooperativista brasileiro, pois mostra que esse jeito de trabalhar intercooperando, focado nas pessoas, na dimensão local, no aperfeiçoamento das práticas gerenciais, na boa governança e numa gestão de qualidade só pode resultar em uma coisa: na certeza da construção de um mundo mais cooperativo, mais justo, feliz, equilibrado e com melhores oportunidades para todos.

Por fim, registro o meu reconhecimento ao trabalho incansável do amigo Luís Alberto Pereira, parabenizando também toda a equipe da OCB/GO pela dedicação de excelência que coloca as cooperativas goianas no patamar de referência nacional. Que possamos celebrar estes e outros 65 anos com a certeza de que, juntos, somos mais fortes. Parabéns!

Veja Também