Quem quer uma vaga de garagem?

Confira o artigo de opinião, desta segunda-feira (31/01), por Marcelo Moreira

Postado em: 31-01-2022 às 10h22
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Quem quer uma vaga de garagem?
Confira o artigo de opinião, desta segunda-feira (31/01), por Marcelo Moreira

O mundo está mudando e os hábitos das pessoas também. Quando eu tinha 18 anos meu sonho era ter o meu carro. Hoje, os jovens querem mobilidade, mas estão muito mais conscientes. Meus filhos não querem carro, andam de bicicleta, pegam carona, usam aplicativos de celular.

As cidades precisam ser pensadas também para essa mudança de comportamento da sociedade. Será que o Plano Diretor está sendo pensado com base na tendência dos próximos anos? Sobre o tema vagas de garagem as discussões têm sido baseadas em como foram as últimas décadas, o que não faz sentido algum.

Atualmente a legislação municipal de Goiânia exige, no mínimo, uma vaga individual por apartamento. Isso desconsidera o fato de que maior parte da população não tem condições de comprar seu próprio veículo. Com essa exigência, a prefeitura quer que todos os que quiserem comprar apartamento, obrigatoriamente pague também pela vaga de garagem, uma vez que no preço de venda estará embutido o custo de construí-la. Isso torna a moradia popular mais cara em Goiânia do que em outros municípios, e inviabiliza o acesso à moradia por aqueles de menor poder aquisitivo.

Continua após a publicidade

Isso faz sentido? Num tempo em que há uma forte tendência das novas gerações em “usufruir mais”, e “ter menos”? Eles sabem que podem ir e vir de carro para qualquer lugar, sem precisar ter o investimento, as despesas e os transtornos que a propriedade de automóvel proporciona. É uma tendência ainda inicial. Mas é preciso entender que as mudanças tem acontecido em uma velocidade enorme, e isso pode impactar em muito a nossa realidade nos próximos 10 anos.

É evidente que isso não é a realidade de todos os tipos de produtos imobiliários. Lançamentos de apartamentos maiores sem vagas com certeza não seriam bem sucedidos.

A redução de exigência de vagas de garagem por apartamentos em Goiânia democratizaria a moradia na cidade, dando acesso à população de menor poder aquisitivo. Me desculpe, mas quem considera que todo apartamento, pelo menor que seja, deve ter uma vaga de garagem individualizada, não está antenada no que é tendência de comportamento das novas gerações, e desconhece a condição econômica da maioria das famílias do nosso país.

Veja Também