Não foi um tempo perdido

Confira o artigo de opinião, desta terça-feira (08/03), por Tatiana Santana

Postado em: 08-03-2022 às 09h43
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Não foi um tempo perdido
Confira o artigo de opinião, desta terça-feira (08/03), por Tatiana Santana

O fechamento das escolas desde o início da pandemia provocou uma aproximação significativa entre educadores e famílias, algo que pode vir a impactar o sistema de ensino de forma mais duradoura. Os professores passaram a ter uma visão mais alargada sobre as condições reais de vida das crianças brasileiras. Ao mesmo tempo, a escola e os espaços públicos urbanos passaram a ser mais valorizados como importantes para a socialização e o convívio. 

As ações mais efetivas que estão sendo desenvolvidas são aquelas em que os educadores, junto com seu coletivo na escola, pensam alternativas e possibilidades levando em consideração as especificidades de cada criança. Isso implica identificar também quem tem acesso ou não ao ensino remoto através da tecnologia. A literatura, por exemplo, passou a fazer parte da rotina das famílias, pois o livro de literatura infantil é um instrumento fundamental de sensibilização da criança para a cultura escrita. 

A pandemia mostrou que é importante flexibilizar e trazer para dentro da escola as experiências vividas durante o isolamento. Não podemos afirmar que o tempo foi perdido, é necessário rever tudo na escola: repensar as rotinas, a organização dos grupos por faixa etária, os materiais e os usos dos espaços e ambientes dentro e fora da escola. Se fez presente a necessidade de transformar a escola em um lugar mais humano, brincante e de muito aprendizado. O principal desafio que se apresenta aos sistemas de ensino é articular tempo e qualidade a serviço da educação por meio de políticas públicas que, a partir de um diagnóstico claro, apresentem planejamentos objetivos para desenvolver ações específicas explicitando indicadores e metas, avaliação e resultados.  

Continua após a publicidade

As mudanças na educação nos últimos dois anos refletirão em 2022.  O primeiro ponto importante é quanto ao nivelamento dos alunos. É sabido que nem todos eles tiveram fácil acesso à internet e isso já fez com que alguns conseguissem acompanhar melhor o ensino remoto, enquanto outros acabaram tendo menos contato com o conteúdo. Todas essas marcas de 2020 e 2021 chegaram à escola agora. Assim, os desafios serão muitos. Como aconteceu nos anos anteriores, ter a família por perto será essencial para essa nova etapa. Por isso, a escola deve ficar atenta a essa interação e fazer o possível para que os responsáveis também se sintam seguros e confiantes.

Veja Também