A mentoplastia como aliada da harmonização facial

Confira o artigo de opinião, desta quarta-feira (09/03), por Fábio Fernandes

Postado em: 09-03-2022 às 10h29
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: A mentoplastia como aliada da harmonização facial
Confira o artigo de opinião, desta quarta-feira (09/03), por Fábio Fernandes

Mentoplastia é um termo comum para você? Mento é a região do queixo e a mentoplastia é, portanto, uma cirurgia plástica realizada nesta zona do rosto. O termo médico pode não ser tão conhecido, mas já não é mais novidade que o mento é um ponto muito importante na harmonização facial.

O queixo exerce uma influência fundamental na beleza facial. Quando ele está fora da posição (seja pelo excesso ou falta), a face sempre sofre uma influência negativa. Sendo assim, trazer o queixo para sua posição ideal costuma deixar as pessoas mais bonitas. A mentoplastia envolve a modificação no posicionamento ou formato do queixo. Pode-se alongar, encurtar ou avançar o queixo através do procedimento. Muitas vezes, para complemento do resultado, é realizada uma lipoaspiração da papada.

Na grande maioria das vezes a cirurgia é indicada para pacientes que possuem o queixo mais recuado ou curto. Em geral, isso é acompanhado por uma tendência a maior flacidez e aumento de volume na papada, além de gerar uma impressão de que o nariz é maior do que o normal. Sendo assim, muitos pacientes que optam pela cirurgia acabam procurando tratamento, inicialmente, para melhora na estética do pescoço ou por acharem o nariz grande.

Continua após a publicidade

Nesses casos, é comum o paciente nem mesmo saber que possui um queixo fora da posição ideal e colocá-lo no seu melhor posicionamento costuma deixar o rosto mais belo. Além disso, a cirurgia costuma ser definitiva, o que é uma grande vantagem em relação aos preenchimentos e harmonizações faciais feitos com ácido hialurônico.

Como a mentoplastia é uma cirurgia de pequeno porte e rápida (demora cerca de 1 hora), é muito comum a sua realização em conjunto com outras cirurgias faciais, tais como lipo de papada, rinoplastia e lifting facial. É muito comum também associar a mentoplastia a preenchimentos faciais, sejam com a própria gordura do paciente ou ácido hialurônico.

É importante ressaltar que a mentoplastia costuma ser realizada por cirurgiões plásticos, cirurgiões craniofaciais ou cirurgiões buco-maxilo-faciais. Entretanto, a grande vantagem de realizar-se a mentoplastia com cirurgiões plásticos está na possibilidade de harmonização facial com a própria gordura do paciente ou a associação com outras cirurgias plásticas.

A indicação é sempre procurar o auxílio e a orientação de bons profissionais da área, pesquisando por referências, saber se o profissional está apto e possui experiência com esse tipo de cirurgia e se conseguirá resolver alguma intercorrência que possa vir a acontecer (o que é bem raro após a mentoplastia). Deve haver uma relação de confiança entre o paciente e o médico, para que se tenha a certeza do bom atendimento e bons resultados.

Veja Também