Liderança inclusiva é a resposta para um mundo com mais possibilidades

Um observatório sobre Empregabilidade LGBT publicado pelo @diversidade23 revelou que 82% dos LGBTs entrevistados acreditam que ainda falta muito para que as companhias os acolham melhor

Postado em: 18-05-2022 às 10h23
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Liderança inclusiva é a resposta para um mundo com mais possibilidades
Um observatório sobre Empregabilidade LGBT publicado pelo @diversidade23 revelou que 82% dos LGBTs entrevistados acreditam que ainda falta muito para que as companhias os acolham melhor

Por Carolina Cabral

Todos os dias, somos impactados no LinkedIn por publicações de empresas que se dizem apoiadoras da diversidade e ressaltam a importância de compreender e aceitar as diferenças, sejam elas relacionadas ao gênero, à cor de pele ou à orientação sexual. Entretanto, de modo geral, o mundo corporativo ainda está muito longe de colocar em prática iniciativas que traduzam de fato o que tudo isso significa.

Especialmente no Dia Internacional contra a Homofobia, a Transfobia e a Bifobia, lembrado em 17 de maio, eu gostaria de falar abertamente sobre isso: existem sim ações pontuais para ampliar a representatividade. Porém, tudo ainda é muito focado no operacional, como se a solução do problema residisse aí, ou como se essa pontualidade fosse capaz de solucionar todas as questões de aceitação que nos deparamos todos os dias dentro das empresas. Só que a raiz do problema é muito mais profunda.

Continua após a publicidade

Um observatório sobre Empregabilidade LGBT publicado pelo @diversidade23 revelou que 82% dos LGBTs entrevistados acreditam que ainda falta muito para que as companhias os acolham melhor. Tanto que somente 32% afirmaram se sentir acolhidos na empresa que trabalham atualmente ou em alguma outra pela qual já passaram.

O mesmo levantamento apontou que 35% dos LGBTs já sofreram discriminação no ambiente de trabalho – a maioria afirma que foi por colegas. 12% dizem ter sido discriminados por gestores. Entre as situações mais comuns ainda estão as piadas e comentários homofóbicos, algo que precisa ser combatido com ações incisivas da área de RH.

O cenário é muito delicado e traz consigo outras questões muito doloridas para o público LGBTQIA+. Por exemplo, situações como as que mencionei acima levam muitos a optarem por não assumir sua orientação sexual. De acordo com a mesma pesquisa, 51% preferem não se expor por não achar necessário, e 22% não o fazem por medo de represálias de colegas. Ou seja: temos uma barreira cultural a ser desconstruída.

Acredito ainda que o ponto básico para qualquer mudança começa quando a empresa deixa claro que expressões preconceituosas não são engraçadas e que, se isso ainda existe, é porque as pessoas precisam refletir sobre seus preconceitos, entendê-los e enxergar que precisam mudar.

Um outro ponto fundamental que eu gostaria de colocar é sobre a ocupação de cargos de liderança. Segundo dados do Instituto Ethos, apenas 13% dos LGBTs já ocuparam um cargo de diretoria, enquanto 15% já estiveram em postos de coordenação. A maior parte (54%) ocupa cargos de entrada, tais como analistas, assistentes e estagiários. Ainda hoje, apesar de toda a informação disponível em diversos canais, são oferecidas poucas oportunidades para o público LGBTQIA+ para cargos estratégicos.

Por incrível que pareça, as empresas ainda não compreenderam o significado do clichê “representatividade importa”. Se as pessoas não se veem nas empresas, elas passam a acreditar que não é possível. Na minha opinião, as empresas só vão conseguir evoluir nesse sentido se realmente se estruturarem, ou seja, criarem comitês de diversidade que desenhem ações efetivas para a atração de talentos nos recortes escolhidos, para a retenção destas pessoas e para o desenvolvimento de uma liderança inclusiva.

Sabemos que mudar a mentalidade das pessoas para alterar o cenário de discriminação vai além das políticas das empresas. São necessárias leis que protejam e incluam as minorias. Mas já que as empresas não conseguem mudar todo o contexto social, o papel delas é cada vez mais se tornar diversas e inclusivas dentro do seu ambiente, onde todos sejam tratados iguais independente da orientação sexual e identidade de gênero.

Tudo está ligado ao aculturamento das pessoas. Quanto mais educadas e aculturadas forem, menos preconceituosas e, com isso, criam menos bloqueios para as contratações e aceitação das minorias.

Carolina Cabral é diretora executiva de empresa de marketplace B2B

Veja Também