Segunda-feira, 15 de abril de 2024

O mercado está retomando e já temos indicadores positivos

O varejo online está cada vez mais presente no nosso dia a dia porque o mundo inteiro está conectado.

Postado em: 27-05-2022 às 10h03
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: O mercado está retomando e já temos indicadores positivos
O varejo online está cada vez mais presente no nosso dia a dia porque o mundo inteiro está conectado.

Por Marco Oliveira

Nos últimos anos, passamos por períodos de grandes desafios, medos e recessões, essa que ainda estarmos vivendo. Mas já temos resultados que mostram que a economia está retomando e em alguns setores do mercado esta melhora é ainda mais marcante. Quando falo de recessão, não me refiro somente ao período pandêmico, começamos com um processo de PIB negativo em 2015, que na época estava em -3,5%. Assim como mostrou um estudo do professor do Insper, Michael Viriato, com os dados do Comitê de Datação de Ciclos Econômicos (Codace), desde o início da década de 1980, o brasileiro chegou a passar quase um terço da sua vida adulta vivendo num país em recessão.

Mas, apesar de ainda estarmos com indicadores ruins acumulados, temos exemplos positivos de recuperação, assim como o crescimento da indústria da moda que tem impulsionado a retomada econômica. Uma gigante chinesa do fast fashion, que vale hoje 100 bilhões de dólares, têm movimentado o setor em diversos países por meio de vendas online. No Brasil, o e-commerce de moda cresceu 20,56% em janeiro de 2022 em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com dados do índice MCC-ENET.

Continua após a publicidade

O varejo online está cada vez mais presente no nosso dia a dia porque o mundo inteiro está conectado. Afinal, os canais de venda mudaram e o Brasil está crescendo via modelos digitais.

Até “ontem”, todos estavam muito preocupados com o caixa, com o comitê de crise atuando em meio à questão sanitária mundial. Porém, não devemos ficar estagnados no passado e não enxergar as oportunidades que estão à nossa frente, entender que o meu consumidor está comprando de um jeito diferente. Mais uma vez, sabemos que ainda há desafios a serem enfrentados e o momento é sim de recessão, mas é preciso aproveitar as possibilidades.

De modo geral, o e-commerce brasileiro registrou um faturamento recorde em 2021, totalizando mais de R$ 161 bilhões, um crescimento de 26,9% em relação ao ano anterior. O número de pedidos aumentou 16,9%, com 353 milhões de entregas, segundo levantamento da Neotrust, empresa responsável pelo monitoramento do setor no País. O valor médio por compra também registrou aumento de 8,6% em relação a 2020, atingindo a média de R$ 455. Além de moda, os segmentos de beleza, perfumaria e saúde – que apresentou crescimento de 87% no faturamento de venda de remédios pela Internet – são as categorias com mais pedidos feitos em 2021.

O que isso tudo nos ensina? Que devemos analisar sempre o cenário com várias perspectivas. Que temos oportunidade sempre. Que devemos cuidar do caixa e mapear riscos. Que devemos focar no cliente e em melhorar sempre sua experiência. Que devemos ser rápidos no aprendizado. Que devemos ser ótimos na execução. Em resumo, estamos vivendo em um cenário de mudanças contínuas e não podemos ficar parados. O mercado está reagindo e sempre temos oportunidades disponíveis para quem está atento e pronto.

Marco Oliveira é sócio-fundador de empresa de consultoria e soluções corporativas

Veja Também