Diga sim ao pedal!

Em outras palavras, o ciclismo pode proporcionar uma melhora na saúde geral dos praticantes.

Postado em: 06-06-2022 às 10h52
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Diga sim ao pedal!
Em outras palavras, o ciclismo pode proporcionar uma melhora na saúde geral dos praticantes.

Ricardo Viana

Quando o assunto é exercício físico, diversas modalidades se destacam, como a prática de ciclismo indoor e outdoor. Considerando que o ciclismo outdoor proporciona a visitação dos ambientes de lazer e turismo das cidades, essa prática vem ganhando cada vez mais adeptos. O ciclismo outdoor, conhecido popularmente como “pedal”, é um tipo de atividade física que necessita de uma bicicleta corretamente escolhida, haja vista que a escolha precisa considerar pelo menos a estatura e a massa corporal das pessoas.

A prática do ciclismo de forma regular pode proporcionar diversos benefícios físicos e psicológicos na saúde das pessoas, tais como aumento da mobilidade articular, fortalecimento dos músculos presentes nas pernas, costas e abdômen, aumento da noção espacial, aumento do condicionamento cardiorrespiratório, socialização e redução dos níveis de ansiedade. Em outras palavras, o ciclismo pode proporcionar uma melhora na saúde geral dos praticantes.

Continua após a publicidade

Os iniciantes nessa modalidade podem estruturar a prática de pelo menos 30 minutos por dia, três vezes por semana em uma intensidade moderada. Essa intensidade pode ser facilmente controlada por meio de um monitor de frequência cardíaca. Ou é possível até mesmo utilizar o número de pedaladas por minuto para controlar a intensidade da atividade física.

Em pessoas mais experientes, recomendamos pelo menos 50 minutos de pedal, três a cinco vezes por semana em intensidade moderada a vigorosa podem proporcionar impactos interessantes na redução da massa corporal. Entretanto, é importante lembrar que toda e qualquer modificação na massa corporal dependerá de outros fatores, como a realização de uma dieta equilibrada.

Antes de pedalar é importante que os praticantes conheçam os trajetos a serem percorridos, trânsito veicular e sinalizações das vias. A hidratação também é muito importante e, por isso, é indicado uma garrafa com água fixada na bicicleta. Ademais, o vestuário precisa ser adaptado para evitar queimaduras oriundas da exposição ao sol, bem como a redução do frio excessivo caso a prática da atividade seja realizada em noites frias.

Também é importante que a bicicleta tenha luzes sinalizadoras e adesivos refletores. Essas luzes e adesivos contribuem para uma maior visualização do ciclista e redução de acidentes com veículos automotores. Toda prática de atividade física deve ser acompanhada. No caso de pedalar é importante prestar atenção nas reações do organismo e procurar um profissional caso tenha algum resultado negativo.

Em Goiânia e região metropolitana existem diversas áreas interessantes para a prática de ciclismo. Dentre elas podemos destacar o Parque Areião, Jardim Botânico, Parque Bernado Élis, Parque Botafogo, Parque Cascavel, Parque Nova Esperança, Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco, Parque Leolídio di Ramos Caiado, Parque Municipal Campininha das Flores, Parque Marcos Veiga Jardim, Rodovia dos Romeiros, Rodovia para Bela Vista, entre outras. Todas elas estão disponíveis e possuem grupos de pedalar. Portanto, não perca tempo, pratique uma atividade física e conheça pontos turísticos da cidade. Diga sim ao pedal!
Ricardo Viana é doutor em Ciências da Saúde e professor de Educação Física

Veja Também