Como nutrir uma força de trabalho digital

Quando se trata de transformação digital, a maioria das empresas se concentra em tecnologia e novas ferramentas

Postado em: 30-07-2022 às 11h54
Por: Redação
A transformação digital requer mais do que simplesmente implementar a tecnologia certa | Foto: Reprodução

Dirceu Torres

Quando se trata de transformação digital, a maioria das empresas se concentra em tecnologia e novas ferramentas no esforço de acompanhar e encontrar novas maneiras de atrair clientes.

Mas focar demais na tecnologia deixa de fora outro componente vital para transições bem-sucedidas – os funcionários de uma empresa precisam ser capazes de usar as inovações adotadas de forma confortável e com suporte para as novas funções.

Continua após a publicidade

De acordo com relatório da MIT Center for Information Systems Research, que estuda a experiência de funcionários, as empresas que investem na experiência certa e se certificam de que as equipes estão prontas para o futuro tendem a superar seus concorrentes. Em média, elas geram 19% mais crescimento de receita e têm 15% a mais de lucro. Essas empresas também são mais inovadoras, melhores em vendas cruzadas e oferecem uma experiência ao cliente significativamente melhor.

As empresas devem ter como objetivo capacitar seus funcionários para resolver problemas, criando um ambiente de apoio e de aprendizado contínuo e rápido, no qual eles possam aproveitar as tecnologias para solucionar situações imprevisíveis. Esses funcionários precisam ter confiança e habilidades para trabalhar de forma eficaz em um mundo digital. Os líderes também necessitam lidar conscientemente com as transições para ajudar os funcionários a se ajustarem às mudanças de funções, adquirirem novas capacidades e gerenciarem a energia emocional para navegar pelas mudanças e incertezas.

Uma força de trabalho digital de alto desempenho permitirá uma colaboração simplificada, fazendo com que os indivíduos acessem facilmente as informações e os aplicativos que precisam para trabalhar com sucesso. O benefício de uma força de trabalho digital é que ela capacita os funcionários e, ao mesmo tempo, permite que eles trabalhem com mais eficiência.

Como a força de trabalho digital impacta sua transformação digital

A transformação digital requer mais do que simplesmente implementar a tecnologia certa. Para abraçar o novo, você tem que deixar de lado os velhos processos e maneiras de fazer as coisas. É disso que se trata a implementação de uma força de trabalho digital, que, quando implementada, pode mudar a maneira como sua empresa funciona e o sucesso dela.

Considere as muitas maneiras pelas quais uma força de trabalho digital pode afetar seus esforços de transformação digital.

Maior agilidade

De acordo com o Agile Business Consortium, a agilidade nos negócios é definida como “agilidade na cultura, liderança, estratégia e governança de uma organização que agrega valor a todas as partes interessadas que operam em ambientes incertos, complexos e ambíguos”. As empresas ágeis podem se adaptar rapidamente às mudanças do mercado. Também podem responder de forma flexível às necessidades dos clientes enquanto desenvolvem soluções e mantêm continuamente uma vantagem competitiva.

As soluções de força de trabalho digital são uma das maneiras mais eficazes de aumentar a agilidade dos negócios. Elas possibilitam alavancar os recursos e ferramentas necessários para transformar sua infraestrutura e processos centrais, beneficiando todo o negócio.

Por exemplo, as tecnologias de local de trabalho digital implementadas em uma equipe de atendimento ao cliente permitem que você forneça aos consumidores a conveniência que eles procuram. O relatório Estado do Cliente Conectado da Salesforce de 2020 descobriu que 59% dos consumidores atualmente utilizam portais de autoatendimento, 43% usam chatbots para atendimento simples e 28% aproveitam o reabastecimento automático de pedidos.

Transformar seus negócios dessa maneira acelera o crescimento porque você pode ser ágil onde mais importa: no lado do seu negócio voltado para o cliente.

Resiliência aprimorada

A pandemia global nos ensinou que a resiliência é necessária para os negócios. A transformação digital permite que seu negócio seja mais resiliente, não importa o que aconteça. Com processos automatizados, documentos na nuvem e ferramentas já implementadas, sua empresa manterá o ritmo.

Uma solução de força de trabalho digital perfeita e bem executada permitirá que os funcionários acessem informações críticas para os negócios independente do fuso horário. Essa tecnologia é o grande unificador que pode conectar seus funcionários com o conhecimento institucional que precisam para a melhor realização do trabalho, o que gera inovação. Quando os funcionários têm o que necessitam e não estão sobrecarregados, eles podem inovar.

Por exemplo, os recursos de pesquisa corporativa digital fornecem a seus funcionários um local para procurar todos os links, mídia, apresentações, documentos e arquivos espalhados entre centenas de ferramentas. Embora a implementação de uma ferramenta de pesquisa corporativa como essa seja uma poderosa transformação digital, é apenas o primeiro passo para uma transformação mais impactante. O tempo gasto procurando e não encontrando esses itens impede que funcionários façam o trabalho que pode ajudar a empresa a crescer.

Uma força de trabalho digital se traduz em maior transformação

Se você ainda não aproveitou a força de trabalho digital, agora é a hora de fazê-lo. À medida que as empresas se movem cada vez mais para o digital para acompanhar a demanda do consumidor, aquelas que não o fizerem serão deixadas para trás. Com tantos benefícios além de acelerar seus esforços de transformação digital, implementar uma força de trabalho digital é uma estratégia inteligente para futuras organizações.
Dirceu Torres é CEO da Mex Consulting

Veja Também