Prefeitura de Goiânia revitaliza memorial

Postado em: 21-02-2016 às 00h00
Por: Redação

Em comemoração aos jogos olímpicos que serão realizados no Brasil neste ano, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização (Comurg), instalou luzes especiais nas cores vermelho, azul, amarelo, branco e verde no Monumento aos Mortos e Desaparecidos na Luta Contra a Ditadura Militar. A peça está localizada na Avenida Assis Chateaubriand com Avenida Dona Gercina Borges (antiga 26), no Setor Oeste, em frente ao Bosque dos Buritis.

As cores escolhidas são as mesmas usadas nos cinco anéis olímpicos e, para chegar o mais próximo aos tons, a Comurg utilizou películas de gelatina nas lâmpadas de 150 watts. Os trabalhos de revitalização começaram na última segunda-feira, 15, e foram concluídos na noite desta quarta-feira, 17. Os trabalhadores, que atuaram no local por três dias, realizaram a troca total da fiação, a limpeza da escultura e a pintura da base.

O presidente da Comurg, Edilberto Dias, garante que a nova iluminação será mantida até o final dos jogos. “Foi a maneira que nós encontramos de homenagear nossos atletas’, salienta Dias.

A escultura em formato de esfera foi inaugurada no dia 27 de agosto de 2004 para homenagear goianos mortos e desaparecidos políticos dos anos de 1968 e 1969. Cada gomo da esfera representa uma vítima do regime militar e os cortes na mesma são para escorrer água, representando as lágrimas derramadas pelos familiares. 

Compartilhe: