Deputados aliados apoiam José Eliton

Críticas pontuais da bancada de oposição ao crescimento da criminalidade no Estado, levou ontem um grupo de parlamentares da base de apoio

Postado em: 03-03-2016 às 00h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Deputados aliados apoiam José Eliton

Críticas pontuais da bancada de oposição ao crescimento da criminalidade no Estado, levou ontem um grupo de parlamentares da base de apoio ao governador Marconi Perillo (PSDB) a visitar o vice-governador e secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, José Eliton (PSDB). Dezenove deputados hipotecaram apoio às primeiras medidas anunciadas para o combate à violência, como forma de melhorar a sensação de segurança.

Em entrevista, José Eliton agradeceu a visita e ressaltou a importância do apoio recebido da Assembleia Legislativa. Para ele, sem a ajuda do Parlamento, a SSP encontraria dificuldades em construir uma agenda mais eficiente de combate ao crime em Goiás. O secretário se refere a projetos que o governo vai enviar à Casa, que visam fortalecer as ações contra a criminalidade. É o caso da proposta que visa combater o desmanche de veículos, que deve ser enviado para a apreciação dos deputados nos próximos dias.

O comércio ilegal de peças automotivas é o crime que mais fomenta a prática de roubos e furtos de veículos. Em janeiro, o Batalhão de Rondas Ostensivas Metropolitanas (ROTAM) conseguiu desmantelar um grande desmanche de veículos, no setor Cidade Jardim, em Goiânia, a partir de uma denúncia anônima. No mês seguinte, quatro homens foram pessoas em flagrante em uma oficia de desmanche, também na capital, por policiais da Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos. As peças encontradas eram de veículos de luxo.

Continua após a publicidade

Com o combate ao desmanche, o secretário busca atingir quem contribui indiretamente com o crime, como receptador de peças roubadas. “Quem vai em lojas comprar produtos de origem duvidosa ajuda a financiar os criminosos”, disse José Eliton, que mostrou aos deputados as diretrizes que nortearão seu trabalho, que passam por mais investimento em inteligência e aumento das rondas ostensivas. “O bandido que ousar ultrapassar os limites da lei em Goiás será preso e entregue à Justiça”, alertou.

O presidente da Assembleia, Helio de Sousa (DEM), reforçou a parceria com o vice-governador, contribuindo para aprovar projetos de interesse da segurança pública. “Entendemos que o que está sendo feito é o correto, por isso nós, da situação, iremos defender as medidas que chegarem à Casa”, disse. Além Helio de Sousa, compareceram à reunião, na sede da SSP, os deputados Eliane Pinheiro (PMN), Iso Moreira (PSDB), Sérgio Bravo (Pros), Talles Barreto (PTB), Charles Bento (PRTB), Valcenôr Braz (PTB), Francisco Jr (PSD) e Álvaro Guimarães (PR), dentre outros. 

Veja Também